Cada mês do ano possui suas particularidades em relação ao desenvolvimento de determinadas cultivares, dessa forma, as sementes germinam de forma adequada levando em conta sua época e região

Para quem gosta de plantar ou quer começar a realizar plantios neste mês de novembro, a ISLA Sementes, empresa brasileira com o mais diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e microverdes do Brasil, apresenta 27 opções de cultivo para o mês de novembro.
Em todo o país hortaliças como Abóbora, abobrinha, Alfaces de Verão, Berinjela, Beterraba, Cebolinha Verde, Cenoura de Verão, Coentro Verdão, Couve Manteiga da Georgia, Espinafre, Feijão-Vagem, Manjericão, Repolhos de Verão, Rúcula e Salsa podem ser plantadas. É importante se atentar a todas as instruções da embalagem da semente para que ela possa crescer sem problemas.
Mas, se você mora na Região Sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais, tem algumas outras hortaliças que podem ser cultivadas como Chicória, Couve-Brócoli Ramoso, Maxixe, Melancia, Melão, Rabanete, Pepino, Pimenta Cayene, Pimentão, Quiabo e Tomate.
Passo a passo de como plantar
Escolha entre as opções citadas a semente de hortaliça que mais lhe agradar. Em seguida, escolha um local em sua casa que receba luminosidade por um bom período ao longo do dia, para que a cultivar possa crescer sem ser prejudicada pela falta de luz.
Após essas duas etapas, escolha o local em que será realizado o plantio como vaso, canteiro ou floreira, é importante que seja um ambiente com boa drenagem. Em seguida, acrescente a terra com o adubo para nutrir e inserir a sua semente escolhida. Regue a semente diariamente de acordo com a sua necessidade.
Cuidados
Atente-se aos manejos necessários ao plantar, como por exemplo, o controle de umidade no solo através da rega adequada, já que normalmente neste período do ano em muitas regiões a tendência é que o solo mantenha mais a umidade, necessitando menos regas.
Vale lembrar que o excesso de umidade nas plantas pode promover um ambiente mais favorável a doenças.
Fonte: HochMüller
Portal do Agronegócio