A geração de vagas no mercado de trabalho dá sinais de recuperação na Bahia puxada mais uma vez pelo agro. De acordo com pesquisas divulgadas pelo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – o saldo positivo entre contratações e demissões no Estado, no mês de julho, foi de 847 vagas de emprego, o que contribui para o bom resultado do ano até agora. De janeiro a julho foram 343.279 admissões e 336.001 admissões. O saldo positivo, de 7.278 vagas, contou com a força do agronegócio. O setor foi responsável pela abertura de 6.746 postos de trabalho no acumulado do ano. Já o setor do Comércio teve queda de 6.911 vagas.
Apesar dos números mostrarem saldo negativo para o agro no mês de julho, de 1.057 postos, municípios com a economia fortemente ligada à atividade agrícola foram os que apresentaram os melhores resultados, como foram os casos de Juazeiro (saldo positivo de 573 postos de trabalho) e Casa Nova (437).
O bom desempenho do agronegócio acompanha os resultados positivos do setor com estimativas de safras recordes. Para a safra 2016/2017 de grãos, por exemplo, segundo o levantamento da CONAB, a estimativa é de crescimento de mais de 50% em relação à anterior.
Acompanhe matéria do BATV de ontem, 15, sobre o assunto.
Fonte: Ascom Sistema FAEB