Os números divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nesta sexta-feira, 2, confirmaram as expectativas do setor agropecuário baiano. Como vinha acontecendo há alguns anos, o bom desempenho do segmento neste primeiro trimestre de 2017 garantiu o crescimento do PIB do estado, que teve aumento de 0,3%, na comparação com o quarto trimestre de 2016.
De acordo com os cálculos realizados pela SEI, a agropecuária baiana registrou expansão de 30% no valor adicionado no primeiro trimestre de 2017. Esse crescimento é resultado do bom desempenho em culturas tradicionais e que tem grande peso na atividade econômica do estado, a exemplo da soja, apontando expansão de 50% na produção, do milho (60%) e do feijão (70%). Já a indústria teve queda de 6,6% e o setor de serviços também, com retração de – 0,4%.
A agropecuária baiana vinha sentindo os efeitos da estiagem prolongada, mas começa a ganhar novo fôlego. A produção de grãos e fibra no oeste do estado, por exemplo, está sendo a maior das últimas cinco safras.
Fonte: Ascom Sistema FAEB