Sistema FAEB

Arroz: Embrapa lança cultivar focada no controle de plantas daninhas

A Embrapa lançou nesta semana a cultivar de arroz para sistemas irrigados BRS A706 CL. A tecnologia foi originada pelo Programa de Melhoramento de Arroz da Embrapa e parceiros, tendo como uma de suas características agronômicas aliar o ciclo médio de planta ao Sistema de Produção Clearfield, de manejo para o controle de plantas daninhas e que foi desenvolvido pela BASF.

O chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães, destacou a abrangência do esforço de lançamento de novas cultivares. “Há 47 anos o Programa de Melhoramento de Arroz da Embrapa, vem trabalhando no desenvolvimento de cultivares para diferentes sistemas de produção brasileiro. O sistema de produção de arroz irrigado é um deles e possui âmbito nacional, portanto, engloba tanto regiões tropicais quanto subtropicais; e a Embrapa é a única empresa que atua fortemente na região tropical do país e que também produz cultivares com genética de ampla adaptação a todo território nacional”.

Segundo Guimarães, a BRS A706 CL trata-se de uma nova cultivar de arroz irrigado, fruto de um longo trabalho de toda a equipe da Embrapa e de um grande número de parceiros envolvidos nesse processo, tanto externos quanto internos,  em especial, os sementeiros Brazeiro Sementes, Uniggel Sementes e Sementes Simão que apoiaram financeiramente a pesquisa. Ele destaca a BASF, que contribuíram com a criação de um novo material com a tecnologia Clearfield que foi embarcada na genética da nova cultivar de arroz. 

Para José Mauro Guma, gerente de sementes de arroz e trigo da BASF, as cooperações são importantes formas de reunir forças em benefício da agricultura. “A parceria entre a Embrapa e a BASF persiste há mais de trinta anos e as duas instituições já trabalharam em outras cultivares que já trouxeram benefícios para a lavoura de arroz do Brasil. Com a BRS A706 CL, esse lançamento implica em falar um pouco da tecnologia Clearfield que é fruto de um investimento de mais de 900 milhões de euros em pesquisa que a BASF realiza todos os anos. É uma tecnologia com quase 20 anos de mercado desde o seu lançamento e que ocupa um espaço muito grande na lavoura de arroz”.

José Colombari, pesquisador e coordenador do programa de melhoramento genético de arroz da Embrapa, declara que “a cultivar de arroz irrigado que, pela primeira vez no país, possui ciclo médio para o Sistema de Produção Clearfield e que é indicada tanto para semeadura direta, quanto para pré-germinado em todo o território brasileiro. E com isso, nós temos a certeza que ela vai trazer uma maior seguridade de renda ao produtor pelo seu elevado potencial produtivo e estabilidade de rendimento de grãos inteiros e, à indústria, pelo suprimento de matéria prima para linhas de produto premium”.

Foto: Colombari Filho, José Manoel/ Embrapa

Fonte: Canal Rural

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress