Evento contou com as presenças de parlamentares, políticos, autoridades, presidentes de Sindicatos, produtores rurais, colaboradores do Senar Bahia e com a sociedade.
Como reconhecimento do trabalho inovador que já transformou mais de um milhão de vidas no campo, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizou uma Sessão Especial nesta quinta-feira (28) em homenagem ao Senar Bahia. A proposta do ato solene foi feita pelo Deputado Estadual Eduardo Salles (PP), que ressaltou a importância da instituição para o setor agropecuário baiano, contribuindo com o meio rural, capacitando e qualificando a mão de obra rural, oferecendo assistência técnica aos produtores e atuando para melhorar a qualidade de vida de quem vive na zona rural, com ações sociais nas áreas da educação, cidadania, saúde e bem-estar.
A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, em discurso, salientou o orgulho pelo trabalho realizado pelo Senar. “Muitas pessoas mudaram a sua realidade de vida com qualidade e com transformação de suas propriedades em um negócio rural. Eles entenderam que são os protagonistas de sua história, protagonistas do campo”, disse.
Para um plenário lotado, ela também pontuou o principal diferencial do Senar. “Não tem como falar do Senar Bahia sem falar do marco, do divisor de águas que foi a criação do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), um programa de longa duração que, por dois anos, os produtores rurais recebem a visita de um técnico. Durante dois anos, mensalmente, um técnico nosso visita a propriedade e acompanha a produtividade local, orientando tecnicamente esses produtores, trabalhadores. O resultado é tão expressivo, que foi adotado em todo o Brasil”.
A superintendente agradeceu ao Deputado Eduardo Salles pela deferência em nome do Senar Bahia e por poder fazer parte desta história. “Quero agradecer por essa sessão especial, e dizer que para mim é uma honra enorme estar aqui representando o Senar. Estou no Sistema Faeb/Senar há 27 anos, acompanhando a evolução do Agro no nosso estado e também no Brasil. Hoje, com muito orgulho, eu tenho meu nome marcado na história, como a primeira mulher superintendente do Senar Bahia, a primeira mulher à frente dessa instituição tão séria e tão importante para o nosso estado. É um orgulho para mim poder estar aqui nesse momento, e poder falar dessa instituição que segue transformando vidas e certamente fará muito mais no futuro.”
O deputado Eduardo Salles (PP), que já foi secretário de Agricultura do estado, tem forte ligação com o campo. “O Senar é importante na minha vida e na de todos os Agropecuaristas baianos, do pequeno ao grande. Ao longo desses 30 anos de história, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição representa o avanço na tecnologia e na inovação do Agro. Ressalto a importância do trabalho do presidente Humberto Miranda, e também o da superintendente Carine Magalhães, que como mulher vem representando muito bem a todas as outras mulheres. O Senar tem ocupado uma lacuna muito importante, assim como todo o Sistema “S”, que têm feito um trabalho de sustentabilidade com cada um na sua área”, falou.
O vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Guilherme Moura, que representou a instituição no ato solene, destacou o trabalho do Senar em favor do Agro baiano. “Queremos agradecer a honraria dessa Sessão Especial. É um orgulho para todos o trabalho realizado pelo Senar, sempre focado na inovação, sustentabilidade e produtividade no campo. Agora, temos também o HUB Semear voltado para o Agro, mais uma iniciativa da Bahia. Nosso Sistema está sempre atualizado e acompanhando os avanços do segmento”, disse.
Carine ressaltou a importância de Doutor João Martins no cenário nacional do Agro. “É importante ressaltar nesse momento, que temos com muito orgulho, pela primeira vez, um baiano na presidência da CNA, que por muitos anos tivemos a honra de ter como presidente da Faeb e do Conselho Administrativo do Senar Bahia. Ele marcou a história da nossa Instituição com inovação, desenvolvimento e progresso no setor agropecuário. Antecessor do nosso atual presidente, Dr. Humberto Miranda, que segue dando continuidade em seu trabalho em fortalecer o Agro da Bahia”, falou.
A mesa de abertura foi composta pelo Deputado Estadual, Eduardo Salles; a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; o vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Guilherme Moura; o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury; a superintendente da OCEB, Ially Ramos; a presidente do Sindicato Rural de Itajú do Colônia, Paula Sepúlveda; o vice-Prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso; o superintendente do MAPA, Fábio Rodrigues; o diretor Geral da Adab, Sérgio Luz; o deputado Estadual Antonio Henrique Júnior; e o superintendente da Caixa Econômica, Eduardo Luiz Murta de Oliveira Miranda.
Também estiveram presentes no evento, os assessores jurídicos do Sistema Faeb/Senar, Aurélio Pires e Carlos Bahia; o secretário de Agricultura de Feira de Santana, Pedro Américo de Santana Lopes; o diretor de Política e Economia Agrícola, Thiago Guedes Viana; o vereador de Feira de Santana, Jurandir Carvalho; o superintendente da Fecomércio, Nelson Daiha Filho; a assessora do Gabinete da Seagri, Keyla Soares; o superintendente do BNB, Pedro Lima Neto; o presidente do Sindicato Rural de Riachão do Jacuípe, Francisco Tadeu Carneiro Filho; produtores rurais; autoridades; e, os colaboradores do Senar Bahia.
Fonte: Senar Bahia