Sistema FAEB

Cadeia do cacau cresce de forma sustentável na Bahia e no Pará

Cadeia do cacau cresce de forma sustentável na Bahia e no Pará

Programa de apoio ao produtor rural atende 96 fazendas em 26 municípios e ajuda a impulsionar a produtividade de forma sustentável

Cadeia do cacau cresce de forma sustentável na Bahia e no Pará

A produção de cacau no Brasil atingiu mais de 290 mil toneladas no ano passado, com a Bahia e o Pará sendo responsáveis por cerca de 95% desse total. A importância da produção de cacau nessas regiões vai além do aspecto econômico: ela é um motor de desenvolvimento socioeconômico e contribui para a preservação do meio ambiente. No Sul da Bahia, por exemplo, grande parte do cacau é cultivada no sistema Cabruca, sob a sombra das árvores nativas da Mata Atlântica, uma prática com mais de 200 anos que antecede os atuais sistemas agroflorestais.

Uma iniciativa privada tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento da cadeia do cacau na Bahia e no Pará, promovendo práticas sustentáveis e aumentando a produtividade. É o Programa Cacau Produtivo, uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), e a empresa Cargill. O objetivo do programa é auxiliar os produtores rurais na gestão de suas propriedades, oferecendo assistência técnica, capacitação e disseminação de boas práticas para aprimorar os indicadores sociais, econômicos e ambientais.

Em seu primeiro ano de existência, o programa atendeu 96 fazendas localizadas em 26 municípios no Sul e Oeste da Bahia e no Pará, cobrindo um total de 160 mil hectares e auditando 3,3 mil toneladas de cacau. Durante esse período, foram realizadas cerca de 300 visitas técnicas, totalizando quase 3 mil horas, para avaliação de 240 indicadores socioambientais e de construções rurais. O programa também distribuiu 4.500 placas de sinalização e mais de 600 materiais diversos para apoiar a gestão sustentável das propriedades. Além disso, foram realizados 93 treinamentos, capacitando mais de 500 pessoas.

No campo, o programa oferece uma gama de serviços, incluindo análises de água potável, testes de fertilidade do solo, calendários agrícolas personalizados por região e assistência técnica sobre temas como correção e adubação, manejo de pragas e doenças, poda, enxertia, renovação de áreas e outras boas práticas para aumentar a produtividade do cacau.

Para garantir conformidade com as legislações vigentes, o Cacau Produtivo utiliza metodologias e materiais do Agro Plus, o maior programa privado de assistência técnica agrícola do Brasil, coordenado nacionalmente pela ABIOVE. Este programa fornece manuais para regularização ambiental, gestão de resíduos, vídeos de segurança e kits de primeiros socorros para garantir que as propriedades atendam aos requisitos de sustentabilidade.

A parceria entre as entidades privadas e os produtores rurais representa um passo significativo na consolidação de uma cadeia do cacau mais produtiva e sustentável no Brasil, fortalecendo a economia regional e contribuindo para a proteção do meio ambiente.

Fonte: Portal do Agronegócio

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress