Sistema FAEB

CNA realiza a primeira reunião da comissão nacional de equideocultura

Colegiado levantou demandas do setor.

A Comissão Nacional da Equideocultura da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), realizou, ontem (18), a sua primeira reunião do colegiado. O intuito foi apresentar aos integrantes os eixos estratégicos de atuação e identificar as demandas que irão nortear as ações para o fortalecimento do setor.

Na ocasião, a diretora adjunta de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, Maria Cristina Ferreira, apresentou o projeto do Centro de Excelência em Zootecnia do Senar, que está em construção em Feira de Santana, onde serão disponibilizados cursos com ênfase no processo produtivo de equinos. Além disso, o assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional, Mateus Tavares, falou sobre as ações de capacitações do Senar.

“Em 2023, aproximadamente 15 mil pessoas participaram de cursos presenciais de Formação Profissional Rural nos estados. A plataforma do Senar Play oferece os cursos de Manejo de Cavalos e Horsemanship online, além de disponibilizar cartilhas sobre as técnicas de Ferrageamento de Equídeos e Doma Racional. Os materiais têm o recurso de realidade aumentada para garantir a aprendizagem interativa e imersiva”.

A equideocultura é a atividade que envolve a criação e produção de equinos, asininos e muares. A Comissão Nacional de Equideocultura vai atuar em oito eixos: sanidade, qualificação de mão-de-obra, monitoramento dos projetos de lei, fomento das exportações, comercialização de material genético, esportes equestres, dados setoriais e a relação social e cultural.

A coordenadora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Bahia, Gabrielle Bordes, participou do encontro pelo Sistema Faeb/Senar.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress