Sistema FAEB

CNA realiza debate sobre Prêmio Brasil Artesanal de vinhos e espumantes

Inscrições do concurso estão abertas até 8 de setembro

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil realizou, na quarta (23), uma live sobre a edição de vinhos e espumantes do Prêmio CNA Brasil Artesanal, voltada para pequenos e médios produtores.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro.

O prêmio é uma inciativa da CNA, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).

A live foi mediada pela assessora técnica da CNA, Fernanda Regina Silva, e contou com a presença do enólogo da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Lucas Amaral, e do presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal, Sérgio da Silva. 

Na abertura, Fernanda Regina destacou que o objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade aos pequenos e médios produtores. Ela também apresentou um panorama sobre a vitivinicultura no país, que hoje ocupa a 14ª posição no ranking de produção de vinho no mundo.

“Produzimos e processamos cerca de 750 milhões de quilos de uvas, o que equivale a uma produção de 360 milhões de litros por ano. Temos mil vinícolas no Brasil, que envolvem cerca de 55 mil famílias. São muitas pessoas envolvidas nessa produção e o que buscamos é trazer a valorização e o reconhecimento desses produtores ao conhecimento do público”, destaca Fernanda Regina.

Durante a live, Amaral apresentou a estrutura de trabalho da Epamig, falou sobre as pesquisas e o apoio ao produtor rural. “Trabalhamos em praticamente toda a cadeia, desde a plantação da uva até o vinho final. Ajudamos os pequenos e médios vitivinicultores brasileiros a manter a qualidade de seus vinhos”, disse. 

Para o enólogo, o concurso será muito importante para toda a cadeia. “É bom valorizar o que é nosso, valorizar o vinho nacional. Esse concurso vai trazer mais visibilidade e vai proporcionar o aumento nas vendas desses produtores, uma vez que vai fazer com que mais pessoas conheçam a qualidade do nosso vinho. O consumidor precisa saber que competimos de igual para igual com vinhos lá de fora. Será uma vitrine para todos nós”, comemorou Amaral.

De acordo com Silva, a produção de vinho apresenta crescimento em todo o Brasil, inclusive no Distrito Federal.

Ele também destacou que os vinhos nacionais apresentam alta qualidade e podem ser comparados às bebidas de outros países. “O prêmio é importante para divulgar o vinho nacional para os consumidores, mas também para quem produz. Meu conselho é que todo produtor de vinho participe do concurso, que irá disponibilizar uma análise técnica de todos os produtos inscritos. É uma boa oportunidade”, destacou.

Veja a live no YouTube do Sistema CNA.

Prêmio CNA Brasil

As inscrições para o concurso são gratuitas.

Pequenos e médios produtores das bebidas podem participar com seus produtos em quatro categorias: vinho branco, vinho tinto, espumante Moscatel e espumante método Charmat ou Tradicional.

Os produtos serão avaliados em três etapas: júri técnico, formado por especialistas; júri popular, composto por pessoas anônimas em ambiente público de grande circulação; e avaliação da história do produto, que levará em conta o processo produtivo utilizado na produção, tradições e regionalidades. Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberão prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão o Selo de Participação – Ouro, Prata ou Bronze.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram reconhecidos produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e azeites.

Serviço:
Inscrições: até o dia 8 de setembro pelo site da CNA
Envio das amostras: até o dia 15 de setembro pelos Correios ou empresa transportadora
Endereço para envio das amostras:
Prêmio CNA Brasil Artesanal – Vinhos e Espumantes Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF
Para acessar o edital e fazer a inscrição clique aqui.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress