Esta é a primeira vez que o evento acontece em um estado da região Nordeste.
O município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado, sediou o 19º Encontro Nacional do Sistema de Plantio Direto, evento que reúne, a cada dois anos, os principais atores do agro para trocar informações e promover práticas agrícolas sustentáveis.
Nesta edição, a primeira realizada na região Nordeste do País, o foco da discussão é a produção sustentável de alimentos, fibras e energia.
A abertura contou com discurso da vice-presidente da Faeb, Carminha Missio, que, além do apoio institucional, foi grande entusiasta para trazer o Encontro para a Bahia. Enquanto produtora rural, Carminha é uma constante defensora das práticas conservacionistas.
“Quando há dois anos eu participei do último encontro, em Foz do Iguaçu, eu percebi que deveríamos trazer a discussão para a Bahia, a fim de avançar ainda mais nesta tecnica de agricultura conservacionista. Na ocasião, eu liguei para o presidente Humberto Miranda, de quem tive o apoio imediato para nos candidatar. Assim, entramos na disputa e saímos dela vitoriosa. Não tenho dúvida que a realidade da agricultura não só aqui no Oeste, mas em toda Bahia, será outra depois desse evento que conta com os principais especialistas do mundo inteiro”, ressaltou.
A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a receber o Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, para discutir agricultura conservacionista.
Com uma programação extensa, incluindo teoria e prática, o Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, foi marcado pelo “Dia de Campo”, que proporcionou aos participantes, literalmente, colocar os pés na terra. Sustentabilidade e segurança alimentar para o Brasil e para o mundo foram temas dos painéis. Para além dos debates, foram montadas estações de conhecimento no campo experimental da Fundação Bahia, para troca de conhecimento e análise de solo, através de trincheiras abertas para demonstração do sistema radicular das plantas cultivaras sob o plantio direto.
Organizado pela Federação Nacional do Sistema do Plantio Direto (Febrapdp), o evento tem o apoio do Sistema CNA/Faeb/Senar/Sindicatos e contou com a presença de renomados especialistas, incluindo pesquisadores, professores, produtores rurais, palestrantes, especialistas, empresários e representantes de cooperativas e empresas de diversos países, proporcionando um ambiente rico para a discussão e implementação de soluções inovadoras no setor agrícola.
Ascom Sistema Faeb/Senar