Sistema FAEB

Conferência Nacional e Internacional de Defesa Agropecuária é aberta oficialmente na Bahia

 

Profissionais da agropecuária, estudantes, professores universitários e autoridades do segmento de todo o país estiveram reunidos na noite desta terça-feira, 5, na abertura de 6ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA) e a 1ª Internacional, que aconteceu em Salvador. Com o tema “Moderniza Defesa: processos, serviços e sustentabilidade”, estão sendo discutidos durante os três dias da Conferência, os resultados relevantes para a Defesa Agropecuária, por meio de palestras, mesas redondas e encontros técnicos. O evento conta com conferencistas de 25 estados, dos 27 do país.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, fez parte da mesa de abertura do evento. “Quando fomos convocados para participar do evento não hesitamos em apoiar, porque entendemos a importância da defesa para a agropecuária da Bahia e do Brasil. É interessante também que a sociedade, que está cada vez mais exigente quanto à origem dos produtos, conheça e saiba da importância da defesa agropecuária para a garantia de alimentos saudáveis e de qualidade na mesa de cada consumidor”, afirmou Miranda.

A Defesa Agropecuária é responsável pelas ações de garantia da qualidade e segurança dos insumos, a sanidade dos animais e vegetais, que proporcionam a inocuidade dos alimentos destinados aos mercados interno e externo. Vale ressaltar que a Defesa também desempenha um papel estratégico na ampliação do comércio exterior brasileiro, oferecendo as condições necessárias para que os produtos agropecuários alcancem mercados exigentes.

“O Brasil é líder na produção de alimentos, invertendo sua condição inicial de importador para grande exportador dos mais variados produtos agropecuários. Com a Bahia não é diferente. O estado é uma potência também em diversidade de produção e a defesa agropecuária é essencial neste processo”, ressaltou o presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), Paulo Emílio Torres.  

A secretária da Agricultura e Pecuária da Bahia (Seagri), Andréa Mendonça, deu as boas-vindas aos conferencistas e ressaltou que "essa é uma grande oportunidade de trocarmos experiência, de falarmos de pesquisa e para termos uma defesa agropecuária cada vez mais forte".

O Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, afirmou que “a defesa agropecuária é um tema importante para a Secretaria, que trabalha com povos e comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, reforma agrária e agricultura familiar, porque as doenças e pragas não fazem divisão de cerca, podendo atingir a pequenas, médias ou grandes propriedades e isso demonstra que se deve caminhar juntos”.

O vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Edson Diogo Moniz, foi homenageado durante o evento, por ter sido um dos pioneiros no trabalho de defesa agropecuária do estado, quando fez parte da Agência Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e esteve à frente do Grupo Executivo para Erradicação da Febre Aftosa na Bahia (Gerfab). Edson Diogo foi homenageado como veterano e o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Bahia, Antônio Lemos Maia Neto, como representação dessa nova geração da defesa.   

O evento também contou com a presença da diretoria do Sistema Faeb, da superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães e o gerente de Programas da instituição, Carlos Rio. Ainda participaram da abertura, representando o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) João Martins, o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da Confederação, Décio Coutinho; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Rodrigo Hita; o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Luiz Rangel; e o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), Rômulo Montenegro.

Fonte: Ascom Sistema Faeb

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *