Sistema FAEB

Custos de produção da fruticultura são apresentados em Juazeiro

Mais de 180 produtores rurais conheceram o levantamento nas culturas da uva, manga e goiaba feito pela CNA.

Os custos de produção na fruticultura, de uva, manga e goiaba, da região Nordeste, foram apresentados a fruticultores da região do Vale do São Francisco. Mais de 180 produtores rurais participaram da etapa do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro, realizado na última terça (3), no município de Juazeiro, no Norte da Bahia. O evento foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Brasil (Faeb) e com o Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Principais custos de produção na fruticultura | Região Nordeste

A etapa do projeto contou com a participação, do coordenador do Centro de Inteligência e Gestão de Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Matheus Mangia, responsável por apresentar o levantamento dos custos de produção das frutas. Para a cultura da goiaba, os principais componentes do Custo Operacional Efetivo (COE) no ciclo foram: os fertilizantes (31%), produtos fitossanitários (26%) e mão de obra (17%).

Na cultura da uva, os indicadores do COE foram definidos por mão de obra (33%), fertilizantes (18%) e custos administrativos (15%). Já em relação a manga, Matheus pontuou que, para a variedade Palmer, o custo do ano agrícola, por hectare, é de R$ 1.723,26. Os itens que mais se destacaram no levantamento do COE foram: fertilizantes (27%), mão de obra (23%) e mecanização (19%).

Ainda de acordo com o especialista, o fator principal que impactou nos resultados do levantamento foram os preços — estes elevados no momento dos painéis — devido à produção aquém do esperado nos últimos meses, frente a desafios com o clima, tornando os dados mais atrativos.

Entretanto, Matheus também falou da importância de observar a sazonalidade das ofertas e preços durante a apuração: “Em determinados momentos durante o ano, os preços passam por quedas abruptas e, por isso, o produtor precisa avaliar o volume de produção e comercialização de acordo com os preços para saber o real cenário econômico da atividade”.

Para presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Josival Barbosa, o evento foi um momento excepcional para pequenos, médios e grandes produtores adquirirem mais conhecimento sobre os custos da fruticultura, mercado interno e externo, além de outras perspectivas que impactam a cadeia produtiva. Além da presença dos produtores, o evento também contou com técnicos de campo, consultores e pesquisadores, bem como os assessores de economia do Senar Bahia, Bárbara Cordeiro e Nelsivan Bispo.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress