Sistema FAEB

Em assembleia, contas da Faeb são aprovadas por unanimidade

Em um evento híbrido que reuniu, presencial e virtualmente, presidentes dos sindicatos baianos de produtores rurais, a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) realizou, na terça-feira (26), assembleia ordinária, na sede da instituição. Na pauta, a votação das contas da entidade, referente ao exercício de 2021, foram aprovadas por unanimidade. As demais propostas apresentadas também foram aprovadas sem objeção. Todas as ações constam no relatório de atividades encaminhados com antecedência aos associados.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou o desempenho das ações do Sistema no campo e enalteceu a importância da parceria com os sindicatos para a execução de cada projeto e programa. "Mesmo em um ano atípico, com restrições causadas pela pandemia, avançamos bastante. Cerca de 170 mil pessoas, de 350 municípios baianos, foram atendidas no ano passado.

Só pela ATeG são mais de 17 mil produtores rurais assistidos. Nada disso seria possível se não fosse o fundamental apoio dos senhores presidentes dos sindicatos. Aliás, o programa de Liderança é algo que deve ser implantado em toda Bahia, fortalecendo a base sindical”, observou.

Segundo Miranda, a meta para 2022 é alcançar a marca dos 25 mil produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar Bahia. “A Assistência dá condição ao produtor de se aperfeiçoar e, com isso, melhorar a produção e a produtividade em várias cadeias produtivas. Se tem um setor que pode inverter o status de pobreza, esse setor é o agropecuário, por produzir alimento de qualidade e gerar emprego dentro e fora de campo”, completou.

Miranda também falou sobre projetos em andamento, citando ações para jovens e mulheres do Agro. A presidente do Sindicato de Barra do Rocha, Lucila Leite, participou presencialmente da assembleia e reforçou a contribuição do público feminino no segmento rural. Contribuição que foi ratificada por Miranda.

“As mulheres estão cada vez mais presentes nas atividades agropecuárias, dentro e fora de campo. Aqui na Federação, temos a nossa vice-presidente, Carminha Missio, que foi peça fundamental para criação do Instituto Agropecuário da Bahia (Iagro), do qual ela está à frente como presidente”.  

Mesmo à distância, o presidente do Sindicato Rural de Irecê, João Gonçalves, participou ativamente do evento. Ele parabenizou a Federação por levar a Telemedicina ao homem do campo. “É uma iniciativa louvável. Precisamos nos empenhar mais na divulgação, para que mais pessoas tenham acesso. É preciso vencer essa resistência que é cultural aqui na região”, disse, citando a dificuldade de conectividade como principal desafio.

O diretor regional da Faeb, no Oeste, Moisés Schmdit, também veio à capital exclusivamente para participar da Assembleia. Além dele, presidentes de 25 sindicatos do interior também compareceram presencialmente. Os que não puderam comparecer participaram pela internet.

Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress