O estande do Sistema CNA/Senar e Faeb recebeu estudantes da Escola Municipal Dr. Duarte Guimarães, localizada no Limoeiro, para uma atividade lúdica e interativa no Parque de Exposição João Martins da Silva, na 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, sobre alimentos saudáveis e a importância do agronegócio.
“A ideia é fazer com que as crianças conheçam que o alimento que chega à mesa é produzido no campo, e de que forma ele é produzido, com o cuidado, o carinho, o trabalho árduo do produtor rural”, afirma a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.
De acordo com ela, as explicações de forma lúdica e contextualizada fazem diferença no aprendizado dessas crianças que se tornam multiplicadores de informações no ambiente em que residem. “Realizamos a dança da salada de fruta, do pão de queijo, e nessa interação eles conseguem assimilar as informações para levar o conhecimento para suas famílias”, acrescenta a superintendente.
A coordenadora pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Jaqueline Érrico, pontuou ainda que esse projeto tem sido levado para outros eventos agropecuários, cujo objetivo é também a valorização do produtor rural. “Mostramos ao professor como é importante trabalhar em sala de aula a pecuária e agricultura como a valorização do campo, de uma profissão em hoje é uma das que mais emprega no nosso estado”.
Os estudantes receberam uma cartilha com informações sobre o Senar com jogos e histórias envolvendo os personagens do sistema.
Ascom/Prefeitura de Feira de Santana