Sistema FAEB

Expofeira é palco para Encontro das Mulheres do Agro

Evento reuniu cerca de cem mulheres que atuam direto ou indiretamente no setor rural.

O papel da mulher nos espaços de representatividade do Agro foi tema de um painel que reuniu aproximadamente cem mulheres do campo e da cidade no segundo dia da ExpoFeira. O evento, realizado no auditório do estande do Sistema CNA/Senar/Faeb, atraiu lideranças femininas de diferentes idades, grau de escolaridade e cadeias produtivas, mas com um detalhe em comum: o setor rural.

Organizado pela Comissão Estadual Faeb Mulher, o I Encontro das Mulheres do Agro de Feira de Santana e região teve o objetivo de identificar as forças femininas que movimentam o setor dentro e fora das fazendas, atraindo produtoras e trabalhadoras, além de técnicas de entidades de classe, para debater sobre as perspectivas de atuação e a ocupação de espaços institucionais e governamentais.

No painel, três grandes nomes do segmento: a vice-presidente da Faeb, Carminha Missio; a presidente da ABCQM, Geórgia Ortega; e a gestora do Projeto Campo Futuro, a analista de Custo de Produção e Mercado Agropecuário da CNA, Larissa Mouro, que compartilharam histórias e experiências e deram um novo olhar sobre o futuro do agronegócio com a participação da mão de obra feminina em espaços de decisões. O painel foi mediado pela superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.

“Não se trata de ocupar o espaço dos homens, se trata de ocupar os espaços existentes e não por questão de gênero, mas de capacidade, pois sempre tivemos presentes, só que de forma anônima, agora queremos sair do anonimato e ser estatísticas”, disse Carminha Missio ao citar que mais da metade das propriedades rurais do Nordeste são administradas por mulheres.

“Estamos falando em meritocracia, pois as mulheres têm se capacitado para estar onde estão. Nós somos dedicadas, estudiosas e organizadas, se não sabemos como fazer procuramos aprender e o que hoje estamos fazendo aqui é compartilhar esse saber para que cada uma de vocês possa fazer cada vez mais e se destacar em suas comunidades, suas atividades até se destacar em um cenário maior e inspirar cada vez mais e mais mulheres, se tornando multiplicadoras”, ressaltou Geórgia.

Larissa ressaltou que as próprias entidades do agro apostam na capacitação das mulheres. “Não só na capacitação, mas no próprio mercado. Hoje muitos cargos importantes dentro do Sistema são ocupados por mulheres preparadas”.

Já a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, comentou sobre a quebra de paradigmas dentro de um setor majoritariamente masculino, mas que também vem registrando o aumento da participação feminina.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress