Sistema FAEB

FAEB e Adab discutem parceria, em reunião na Federação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, reuniu-se nesta segunda-feira (16), com o diretor-geral substituto da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adab), Bruno Almeida. Bruno foi até a FAEB solicitar que a Federação, através dos Sindicatos Rurais espalhados pelo estado, ajude os produtores no preenchimento e envio de documentos, como a Guia de Trânsito Animal (GTA), que é realizado via internet. “Nosso objetivo é que os Sindicatos sejam mais uma base de apoio em todo esse processo. Assim, conseguiremos ampliar o leque de opções e facilitar a emissão da GTA, que é obrigatória”, explicou Bruno Almeida.

O presidente da FAEB destacou que a Federação tem interesse em oferecer esse apoio, que ajudará diretamente o produtor rural. “Podemos eleger inicialmente quatro sindicatos para organizarmos essa estrutura de apoio, que servirá de projeto-piloto. Iremos discutir os municípios que serão escolhidos e conversaremos com os presidentes de cada Sindicato”, explicou Miranda, acrescentando que “é importante descarregar a pressão nos escritórios da Adab, principalmente em época de vacinação contra Febre Aftosa, quando o contingente de produtores aumenta consideravelmente”.

A GTA é um documento oficial para fiscalização do animal em trânsito, emitida pela Adab, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), com informações sobre o destino, as condições sanitárias e a finalidade do transporte do animal. Desde 2015, o uso permanente e a validação da emissão eletrônica da GTA está regulamentada na Bahia, permitindo que o produtor emita a guia via internet, onde ele estiver, desde que esteja com a situação sanitária de sua propriedade regularizada, seu cadastro atualizado na Adab e tenha um valor pré-pago creditado para a emissão do documento.

Participaram da reunião a diretora de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV) da Adab, Rosângela Schettini Knupp; o diretor de Defesa Sanitária Animal da Agência, Rui Leal; o diretor substituto de Defesa Sanitária Animal da instituição, José Neder; o coordenador estadual do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, Antônio Maia; e Alexandre Uzêda, da Diretoria de Defesa Animal. Da FAEB estiveram presentes o vice-presidente Guilherme Moura e o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Edson Diogo. 

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress