Por uma semana inteira, as atenções do setor agropecuário se voltaram para Santa Maria da Vitória, a quase mil quilômetros de Salvador. A cidade, localizada na região oeste do Estado, sediou a segunda edição do Sistema Faeb/Senar Itinerante, um megaevento que levou Assistência Técnica e Gerencial e Formação Profissional Rural em diversas áreas do segmento, além de ações de saúde, educação, promoção social e atendimento jurídico e previdenciário a produtores e trabalhadores rurais de toda região.
Durante cinco dias, centenas de pessoas das zonas urbana e rural passaram pela estrutura montada no centro da cidade e foram contempladas com alguma atividade ofertada. A programação incluiu palestras, seminários, dias de campo e contou, ainda, com a Carreta-Escola do Senar Bahia, uma sala de aula agregada a uma cozinha industrial, que capacitou com teoria e prática mão de obra para o mercado da gastronomia, fomentando o empreendedorismo a muitas famílias do campo.
“Foram cinco dias de intensa programação, contemplando crianças, jovens, adultos e idosos, do campo e da cidade. Nossa equipe trabalhou por meses para planejar e executar cada ação, de modo que tivesse um impacto positivo em toda região. Encerramos com a sensação de missão cumprida e de muita gratidão por poder levar conhecimento para transformar a vida dessas pessoas”, avaliou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ao fazer o balanço das ações.
A programação incluiu também atividades direcionadas exclusivamente ao público feminino. O programa Senar para Elas incentivou a participação de mulheres no setor agropecuário. A vice-presidente da Faeb, Carminha Missio, compartilhou sua história, motivando as participantes a assumirem o protagonismo de suas lutas. Citada pela revista Forbes como uma das 100 mulheres mais influentes do Agro, Missio falou da importância da participação feminina nas atividades.
“Essa iniciativa da Faeb e do Senar de trazer a mulher para o centro da discussão é muito importante porque o nosso lugar é também o de decisão, seja dentro ou fora de campo. Temos que participar ativamente e entender o nosso papel dentro do nosso negócio”, disse, ressaltando o programa que fomenta o protagonismo feminino.
Resultado
O Sistema Faeb/Senar Itinerante rendeu bons frutos. Mais de 60 mudas de ipês foram plantadas, ajudando na arborização da cidade. A iniciativa fez parte de uma das provas da gincana Faeb Jovem, que reuniu alunos de escolas pública para levar conhecimento aliado a entretenimento. Na competição do bem, as equipes coletaram mais de 700 quilos de materiais recicláveis e arrecadaram mais de 1,1 tonelada de alimentos que foram doados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além do engajamento social, o Sistema Faeb/Senar Itinerante valorizou a cultura local, ao promover um concurso de culinária regional e um desfile com fanfarras, resgatando a história da região.