A Feira Internacional da Agropecuária – FENAGRO 2016 foi lançada para a imprensa de Salvador, nesta quinta-feira (17), em almoço realizado no Restaurante Baby Beef Alvarez. Maior evento do segmento do Norte/Nordeste e um dos cinco mais importantes do Brasil, a feira acontece entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro deste ano, no Parque de Exposições de Salvador.
Com o tema “Agropecuária da Bahia, Celeiro de Boas Oportunidades”, em sua 29ª edição, a feira viabiliza oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor agropecuário, que vão desde a comercialização de produtos artesanais, até leilões de animais com alto padrão genético, que chegam a custar R$1,5 milhão. Além disso, o evento tem atividades para toda a família, como o Espaço Kids, praça de alimentação com restaurantes diversos, exposições e torneios de animais, aulas de gastronomia gratuitas, entre outros serviços oferecidos ao público, a exemplo das unidades móveis do SAC, do Hemoba e do Ibametro.
A FENAGRO é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACOOBA), promovida em parceria com o governo do Estado, através das secretarias da Agricultura (SEAGRI), e de Desenvolvimento Rural (SDR), além de outras instituições. São apoiadores o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Desenbahia.
Avenida do Agronegócio – Corredor localizado no centro do Parque de Exposições de Salvador, que reúne secretarias do governo do Estado e instituições ligadas ao segmento, com suas ações e projetos de fomento ao agronegócio, e agentes financeiros, trazendo oportunidades de novos investimentos, a Avenida é uma das atrações desta edição da FENAGRO. O local abriga ainda o gabinete do secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, que é transferido para o Parque durante os nove dias do evento, onde acontecerão encontros importantes relacionados ao segmento agropecuário, a exemplo da reunião do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (PRODEAGRO).
Idealizada pela Secretaria da Agricultura – SEAGRI, ao longo da Avenida do Agronegócio estarão expostas as razões para se investir na agropecuária da Bahia, retratando as potencialidades da agropecuária do Estado, que fazem com que investidores de todo o mundo sejam atraídos para se instalar aqui. O cenário atrativo compõe-se de condições naturais de clima, solo e extensão territorial, que garantem à Bahia uma matriz produtiva que reúne mais de 50 produtos vegetais cultivados, e cerca de uma dezena de segmentos com importância econômica significativa na pecuária; segurança fitossanitária, mantendo o Estado livre de diversas doenças e pragas na agricultura e pecuária; vocação para o desenvolvimento da pesca, aquicultura e carcinicultura, e fomento a pesquisa e inovação tecnológica, além da expertise em produção de mudas de qualidade e mais resistentes a pragas.
CETAB – A Avenida também traz um espaço reservado ao Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (CETAB), da SEAGRI. Lá serão divulgados os serviços e pesquisas realizados nos 12 laboratórios do Centro, referência em pesquisas agropecuárias que impactam significativamente no controle de doenças e pragas nas áreas vegetal e animal, além de análises de solo, controle de qualidade de alimentos e classificação de produtos de origem vegetal.
Serão demonstrados o Laboratório de Análise de Sementes, com divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos para a tecnologia de fabricação do alho negro, suas propriedades e utilização com degustação; o Laboratório de Análise de Solo e Água para Irrigação, promovendo análise de Ph de amostras de solo e prestando orientações aos produtores quanto à forma de coleta de amostras, manejo e fertilidade dos solos, e o Laboratório de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, oferecendo atendimento ao consumidor, produtores e empresas, prestando orientações quanto aos parâmetros que influenciam na aferição da qualidade, compra e venda dos produtos de origem vegetal, e procedimentos de colheita, secagem, embalagem e transporte.
Câmaras Setoriais – Marcando a retomada das discussões das Câmaras Setoriais, será realizada a reunião da Câmara de Citricultura, programada para o dia 29 de novembro, às 10h. As câmaras setoriais reúnem representantes do poder público, setor produtivo e instituições ligadas ao segmento agropecuário na criação e execução de planejamento para 20 anos, voltado às cadeias produtivas estratégicas.
Salão Internacional de Negócios – Fomentar negócios internacionais, promover capacitações e debater temas estratégicos voltados à inovação e o aumento da competitividade da agropecuária baiana, são os objetivos do V Salão Internacional da 29ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (FENAGRO). Realizado pela SEAGRI, em parceria com o Centro de Estudos e Estratégias em Relações Internacionais (CEERI), o Salão funcionará entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro, na Avenida do Agronegócio.
De 28 a 30 de novembro serão realizados workshops, moderados por organizações e secretarias parceiras, a exemplo da Desenbahia, Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). “Semiárido: Transformando Ameaças em Oportunidades” (28/11), “Alimentos, Sustentabilidade e Tecnologia” (29/11), “Soluções Integradas para o Campo – A Era da Agricultura Digital” (30/11), são temas dos workshops.
Outro evento que será realizado pelo Salão é o I Fórum Internacional do Agrobusiness Baiano, no dia 1 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Em sua abertura, o fórum vai contar com a presença do governador do Estado, Rui Costa, e do secretário Vitor Bonfim. Serão apresentados três painéis voltados ao atual panorama do Agrobusiness: “Fluxos de Investimentos Globais e Novas Tendências em Agrobusiness”, “Inovação e Tecnologia em Agrobusiness”, e “Recursos Internacionais para o Agronegócio”. Ademais, também estarão presentes embaixadores da União Europeia, Estados Unidos e República Federal da Alemanha, além de representantes de organizações nacionais e internacionais.
Bahia Pesca – A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura, traz para a Avenida a demonstração da Fábrica de Conserva de Pescados. Esta pequena unidade receberá mariscos como o sarnambitinga (chumbinho), sururu, ostras, peixes de baixo valor comercial, e o público poderá acompanhar o processamento dentro dos padrões de segurança higiênico-sanitário. A fábrica é certificada com selo de inspeção estadual, o que garantirá a comercialização dos produtos no mercado formal.
Cabra Produtiva – A SEAGRI também traz para a Avenida do Agronegócio algumas de suas ações e programas, a exemplo do “Programa Cabra Produtiva, Rota do Leite”. Lançado em maio deste ano, o programa organiza e profissionaliza a caprinocultura de leite baiana, a partir da articulação entre o produtor, a indústria e o comércio, com produção especializada de queijos finos de leite de cabra. Para apresentar essas iguarias ao público de Salvador e os resultados já alcançados pelo programa, será realizada no dia 29 de novembro, às 19h, a noite de degustação dos queijos regada aos vinhos produzidos no Vale do São Francisco, outro produto regional. Serão degustados queijos do tipo Coalho (defumado, na chapa, ao vinho, com cachaça e orégano); Boursin (com pimenta, azeitona, salsa, canela e goiaba), Minas Frescal, Provolone defumado e Feta.
Além disso, o Cabra Produtiva, através da Rota do Leite, apoia a realização de torneios leiteiros, que já vêm acontecendo desde as exposições agropecuárias de Juazeiro, Uauá, Senhor do Bonfim. A grande final acontece durante a FENAGRO 2016. O torneio tem início no dia 30 de novembro e segue até o dia 03 de Dezembro. A ação atrai animais e produtores da Bahia e de outros estados, com participação de cabras de melhor produtividade e genética aprovada, como forma de fomentar a caprinocultura no Estado e reduzir o deficit de produção de leite. Os animais são oriundos da Bahia (Salvador, Curaçá, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Uauá), da Paraíba e do Rio de Janeiro, das raças Saanen, Anglo Nubiano, Pardo alpino, entre outras, premiadas como Grande Campeã, Reservada Grande Campeã e Categorias Diversas.
Outras instituições que compõem a Avenida – Entre as instituições parceiras presentes na Avenida do Agronegócio estão o Serviço Social do Comércio (Sesc); O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC); EMBRAPA Mandioca; a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF); a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA; a Associação Baiana dos Produtores de Algodão – ABAPA; o Banco do Nordeste do Brasil (BNB); o Ibametro; o Sebrae; o Sindicato das indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado (SINDILEITE), além das secretarias estaduais de Educação (SEC); de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e de Turismo (SETUR).
O SESC traz para a FENAGRO a exibição de mesas expositivas, biblioteca, centro de formação artesanal e ações de saúde voltadas para as áreas de odontologia e nutrição. O Sesc também vai promover ações nos âmbitos da saúde, arte e educação. Em relação à saúde serão realizadas apresentação do aplicativo “Move Corrida”, a fim de divulgar a prática da corrida de rua e orientar o corredor com treinamentos iniciais; ações educativas em saúde bucal, com distribuição de kits odontológicos; cálculo de IMC, com o intuito de alertar sobre os riscos da obesidade, e oficina de slackline. Quanto à arte, será implementado um Centro de Formação Artesanal, com oficinas de parafina, couro e pintura em tecido. Além disso, para incentivar o hábito da leitura e divulgar a Rede Sesc de Bibliotecas na Bahia, o stand vai contar com mostra de periódicos e livros da Biblioteca Central e a BiblioSesc, na qual os visitantes poderão conhecer e consultar o acervo. Também serão arrecadados alimentos para o projeto “Mesa Brasil”, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Já a Secretaria de Educação da Bahia (SEC), apresentará amostras do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) na Avenida, o maior projeto de política cultural para a juventude estudantil, que demarca um tempo novo na história da educação baiana. O FACE é um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, na expectativa de promover a participação e o envolvimento de todos os estudantes da rede estadual da educação, no processo de criação das canções e de realização de festivais em suas distintas fases, ou seja, festivais nas escolas, regionais e estadual.