Considerada o “Natal” do setor, data representa 16% do comércio anual de flores e plantas ornamentais
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o setor de flores e plantas ornamentais, representando cerca de 16% do comércio anual desses produtos. Conhecido como o “Natal” da floricultura, o período é aguardado com grande expectativa por produtores, distribuidores, floriculturas, garden centers, redes de supermercado e outros varejistas. Para este ano, a floricultura nacional prevê um aumento de 8% nas vendas em comparação a 2023.
Os produtores associados a cooperativas já venderam entre 60% e 95% de sua produção programada para o Dia das Mães, dependendo da espécie. A antecipação das vendas é comum entre distribuidores, garden centers e redes de supermercados, como uma forma de garantir preço e produto para a ocasião, como explica Renato Opitz, diretor do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). “Essa logística ajuda a assegurar a disponibilidade de flores e plantas ornamentais para os atacadistas”, afirma.
Produtores de todo o Brasil aproveitam a data para lançar novas variedades de flores e alavancar as vendas. Um exemplo é o Sitio Panorama, da Cooperativa Veiling, em Holambra, que apresentou a “Joybera”, uma nova variedade de gérbera com maior durabilidade, cores mais vistosas e múltiplas floradas. Jordi Vernooy, produtor do Sítio Panorama, destaca que o pico de colheita para o Dia das Mães é sete vezes maior do que a comercialização semanal e representa cerca de 15% da produção anual.
As flores mais procuradas para o Dia das Mães são rosas, orquídeas, hortênsias, girassóis, gérberas e lírios. A Ecoflora, uma das maiores produtoras de orquídeas do Brasil, aumentou sua produção em seis vezes para atender à alta demanda da data. No sítio Filomena, em Mogi Mirim, a produção de vasos para 2024 está 20% maior em comparação ao ano passado, com quase 95% já vendidos antecipadamente. “A procura é tanta que, assim que termina a colheita para este ano, já começamos a plantar as mudas para o próximo Dia das Mães”, conta Carlos Alberto Marangon, gerente geral da Ecoflora.
Para garantir a logística de distribuição, o Ceaflor, maior mercado de flores e plantas do Brasil, localizado em Jaguariúna (SP), reforçou suas operações para atender à demanda do Dia das Mães. Entre 4 e 10 de maio, a circulação diária de caminhões e utilitários de comércio atacadista pode chegar a 1.500 veículos, o dobro do normal.
Para fortalecer o impacto emocional do Dia das Mães, o Ibraflor e seus associados investiram em campanhas que destacam o significado afetivo de presentear com flores. A Cooperflora, por exemplo, traz histórias emocionantes de produtores para conectar as flores ao carinho pelas mães. “Das nossas mães para todas as mães! Neste Dia das Mães, aposte no que as flores podem dizer por você: Flores conectam”, é o lema da campanha.
Com todas essas iniciativas e o otimismo do setor, o Dia das Mães promete ser uma data próspera para a floricultura brasileira, celebrando a beleza das flores e a ligação afetiva que elas representam.
Fonte: Portal do Agronegócio