Feira de Santana sediou, no último final de semana, o Hackathon Agro, uma realização da Prefeitura local e do Sebrae com o apoio do Sistema Faeb/Senar. A iniciativa, que está em sua terceira edição, tem o objetivo de fomentar jovens desenvolvedores a criarem soluções inovadoras para o setor agropecuário.
Antes da competição, os inscritos participaram de oficinas e depois iniciaram a maratona com foco nos desafios da Gestão da Pecuária de Corte, cadeia produtiva em evidência na região.
Ao todo, foram sete equipes inscritas no perfil de negócios, agro e tecnologia, resultando na apresentação do Pitch avaliado pelos jurados que escolheram os três vencedores. O topo do ranking ficou com o BoiCred (fintech com solução para facilitar direcionamento do acesso a crédito rural no melhor banco). Já o segundo e terceiro lugar foram, respectivamente, para o Bom de corte (chat bot – assistente virtual para auxiliar a tirar dúvidas técnicas e gerenciais do produtor rural via comando de voz) e Conectagro (plataforma para conectar recém formados e prestadores de serviço com o produtor rural).
Guilherme Moura, diretor e Head de Inovação do Sistema FAEB/Senar, ressalta que o apoio em iniciativas de inovação e tecnologia que potencializam as oportunidades para o produtor rural são importantes para o agronegócio baiano e fundamental para que o país continue sendo um dos líderes globais do setor.