Sistema FAEB

Juntos pelo Agro: Sistema CNA/Senar e Sebrae lançam projeto piloto para atender cadeia do leite

Iniciativa vai atender três mil produtores da Bahia, Goiás, Paraíba e Tocantins

O Sistema CNA/Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, na terça (31), um projeto piloto do Juntos pelo Agro para fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na Bahia, Goiás, Paraíba e Tocantins.

No evento, que recebeu superintendentes do Senar e Sebrae, dirigentes e técnicos das três instituições, em Brasília, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou que a parceria do Juntos pelo Agro pretende resolver problemas estruturantes de cadeias produtivas prioritárias.

“Temos que resolver o problema do produtor rural, que é ter dinheiro no bolso e só conseguimos isso se estivermos juntos, cada um com suas competências, fazendo o que sabe”, disse.

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltou que as instituições estão construindo uma relação de confiança e têm repertório para fazer o trabalho.

“O Senar com assistência técnica e gerencial e o Sebrae com gestão e mercado têm uma complementaridade por natureza. Agradeço a confiança e a liberdade em fazer esse trabalho com vocês”.

A proposta é aumentar a produtividade, rentabilidade e competitividade do agronegócio brasileiro inicialmente a partir de três mil produtores rurais de leite que serão atendidos conjuntamente pelo Senar e Sebrae.

O projeto piloto começará com duas fases. Na primeira, 1,5 mil produtores atendidos pelo Senar vão receber soluções complementares do Sebrae, e na segunda, outros 1,5 mil atendidos pelo Sebrae vão receber soluções do Senar.

No primeiro momento, o Senar vai mobilizar os produtores que recebem Assistência Técnica e Gerencial a partir da 13ª visita para iniciar as ações. A partir daí, será feita uma visita conjunta de diagnóstico e planejamento e, então, os produtores receberão orientações e acompanhamento, além de capacitações para melhorar os resultados produtivos e gerenciais.

Ao todo, o Juntos pelo Agro pretende atender 10 cadeias produtivas: agroindústria, apicultura, bovinocultura de leite e de corte, cacau, café, frutas, mandioca, piscicultura e ovino e caprinos em 12 estados.

Também estiveram presentes no evento os superintendentes do Senar Goiás, Dirceu Borges, do Senar Paraíba, Sérgio Martins, o superintendente adjunto do Senar Bahia, Edmundo Franco Neto, a diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (DaTeG), Andreia Barbosa, o diretor adjunto da DaTeG, Eduardo Gomes, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e o coordenador de Projetos da DaTeG, Alexandre Martins.

Pelo Sebrae estavam o gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussni, o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Lima Neto, e o gerente de competitividade do Sebrae Tocantins, Bruno Vieira.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress