Sistema FAEB

Laboratório Alerta Ferrugem é implantado no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães

 

Preocupados com a primeira ocorrência de ferrugem asiática na região oeste, safra 2017/2018 e com a necessidade de atender os produtores rurais com mais rapidez e eficiência, a empresa especializada em assessoria agronômica e pesquisa, Círculo Verde, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM e com o apoio das empresas de defensivos agrícolas: Adama, Basf, Bayer, DuPont, FMC, Ihara, Nufarm, Ouro Fino, Syngenta e UPL viabilizaram em 06 de janeiro de 2018, a implantação do Laboratório Alerta Ferrugem na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

O Laboratório funcionará para atender a demanda dos produtores da região, nas instalações do Sindicato dos Produtores Rurais, no horário comercial das 08h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, realizando gratuitamente a diagnose em folhas de soja com suspeita de ferrugem.

De acordo com a gerente de pesquisa da Círculo Verde, Mônica Martins, é essencial a implantação do laboratório na cidade.
“Já que o laboratório mais próximo para esta análise de folhas é em Barreiras, e a maioria das fazendas estão localizadas próximas a nossa cidade, nos reunimos para solucionar esta questão. Implantamos o laboratório de análises aqui, pois com o laboratório mais próximo das fazendas, poderemos dar um resultado mais rápido ao produtor”, destacou Mônica.

O Alerta Ferrugem, laboratório de diagnose realizará a correta identificação da doença, informará aos produtores da região sobre os focos, mantendo-os atualizados em relação a evolução da doença e abastecerá o consórcio antiferrugem, onde são sumarizadas informações sobre essa doença a nível nacional.

“Esta iniciativa de implantar o laboratório aqui em Luís Eduardo Magalhães para atender a demanda dos produtores é muito importante. Esta preocupação em relação a ferrugem asiática não está presente somente na Bahia, mas no Brasil inteiro, então precisamos ficar sempre atentos para assim, termos este ano uma lavoura ainda melhor do que nos anos anteriores. Parabenizo a todos por esta iniciativa”, falou a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio.

No dia 16 de janeiro, foi realizado no Sindicato dos Produtores Rurais, a primeira ação do Laboratório Alerta Ferrugem, com a pesquisadora, Mônica Martins e 50 colaboradores das empresas parceiras que foram treinados na identificação da ferrugem e na coleta das folhas suspeitas a serem enviadas ao laboratório. Os participantes foram orientados a repassar estas informações as produtores rurais da região.

As folhas com suspeitas da ferrugem podem ser entregues aos colaboradores destas empresas ou diretamente no Laboratório Alerta Ferrugem.

Fonte: Ascom SPRLEM

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress