Sistema FAEB

Oeste da Bahia recebe um dos maiores pivôs do Brasil; dimensão impressiona

Maior pivô da Bauer é instalado em fazenda da Bahia; equipamento de irrigação possui capacidade de irrigar 276 hectares com 19 torres motrizes A cidade de São Desidério, localizada no oeste da Bahia, será o lar do maior pivô central da Bauer do Brasil. Após dois meses de negociação e aperfeiçoamento do projeto, a instalação do equipamento ocorrerá na Fazenda São Miguel, onde há culturas de soja, milho e algodão.

André Breda, supervisor comercial no Norte e Nordeste da Bauer, revelou detalhes sobre o projeto. O proprietário da Fazenda São Miguel já é cliente da Bauer há algum tempo, possuindo outros equipamentos instalados. Desta vez ele adquiriu três pivôs, sendo um deles o maior já produzido pela Bauer.

O maior pivô central da Bauer impressiona pela sua dimensão, cobrindo uma área total de 276 hectares. Com 19 torres motrizes, raio de 938 metros e vazão de água de 750 metros cúbicos por hora, o equipamento supera a média de 13 torres encontrada na região da Bahia, garantindo uma cobertura ampla e eficiente para as lavouras. Atualmente, a irrigação por pivô central é o método mais utilizado no Brasil, presente em mais de 55% das áreas de agricultura irrigada, segundo a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação (CSEI) da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

A necessidade de irrigação na região é justificada pelas características do solo, que possui um percentual baixo de argila. Embora a região tenha uma boa distribuição de chuva, ela é concentrada entre outubro e março. Dados da Agência Nacional de Águas (ANA), de 2022, apontam que a demanda por irrigação é crescente no Brasil, com projeções indicando um aumento de 50% até 2040. “Nos outros seis meses, há uma necessidade extrema de irrigação para garantir o sucesso das safras e obter ganhos de produtividade”, acrescenta o supervisor comercial.

Um dos destaques do pivô central é o sistema de Over Speed, que permite que o equipamento se mova de maneira mais rápida, resultando em uma irrigação mais eficiente e reduzindo o tempo necessário para cobrir a área total, de acordo com Breda. Além disso, o sistema conta com a tecnologia Irricontrol, que inclui recursos como telemetria e pluviômetro, garantindo um controle preciso do processo de irrigação.

As soluções tecnológicas elaboradas pela Irricontrol, startup brasileira especializada em tecnologia para irrigação em lavouras, permite que os agricultores monitorem e controlem seus sistemas de irrigação de forma remota, por meio de dispositivos móveis ou computadores. Com o sistema Irricontrol, é possível programar horários de irrigação, ajustar as configurações dos aspersores e acompanhar em tempo real o status da irrigação em diferentes áreas do campo.

Além disso, o sistema também fornece dados e relatórios detalhados sobre o consumo de água e o desempenho do sistema, ajudando os agricultores a tomar decisões mais informadas sobre o uso eficiente dos recursos hídricos.

“Outra vantagem adicional é que, ao invés de o produtor comprar dois pivôs, ele poderá obter economia optando por um único pivô de maior porte. Com um pivô maior, é possível abranger uma área maior de cultivo, aumentando a eficiência na distribuição de água e reduzindo os custos operacionais”, destaca Breda.

A revendedora Irriga Cerrado, localizada na cidade de Luis Eduardo Magalhães, é responsável pela comercialização e montagem do equipamento, prevista para meados de setembro deste ano. O supervisor comercial ressalta a importância de conquistar a confiança dos clientes e mantê-los fiéis à marca.

“Quando um cliente decide continuar comprando de uma determinada empresa ao longo do tempo, isso demonstra que ele está satisfeito com a qualidade, o atendimento e os resultados obtidos. No caso da Bauer, o fato de a Fazenda São Miguel já possuir outros projetos instalados com a empresa mostra que o cliente confia na marca e está satisfeito com os resultados obtidos anteriormente”, completa Breda.

Como o projeto é feito?

O supervisor comercial explica que cada projeto de pivô de irrigação é único e personalizado para atender às necessidades específicas de cada cliente. Isso ocorre porque cada local de implantação apresenta características topográficas e agronômicas distintas que devem ser consideradas durante o processo de planejamento e instalação do sistema.

Além da análise topográfica, outros elementos também são levados em consideração no projeto do pivô, como o tipo de cultura a ser irrigada, as necessidades hídricas das plantas, as condições climáticas locais e as restrições ambientais e regulatórias, de acordo com Breda. Após essas análises, o maior pivô central da Bauer foi desenvolvido.

“O objetivo é projetar um sistema de pivô de irrigação que maximize a eficiência hídrica, minimizando o desperdício e garantindo uma irrigação precisa e uniforme ao longo de toda a área cultivada”, pontua.

Maior do Brasil?

O projeto de Bauer não superou o recorde brasileiro de maior pivô central do Brasil. O maior está em Pedro Afonso (TO), e conta com um raio irrigado de 1.300 m e 26 torres em área de 530 ha de cana-de-açúcar. Além do tamanho do equipamento, um dos diferenciais é a quantidade de água usada na irrigação, com lâminas menores de 4 mm. O projeto de irrigação de cana em Tocantins foi implantado na Fazenda Cana Brava e o equipamento opera com vazão de 506 m³ por hora e leva 44 h para percorrer toda a volta (velocidade máxima).

Fonte: Compre Rural

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress