A quarta edição da Semana do Homem do Campo no município de Senhor do Bonfim, semiárido baiano, teve inicio nesta quinta-feira, 16. Serão 17 palestras abordando temas pertinentes à realidade dos produtores da região visando apresentar novas oportunidades e sistemas de produção sustentáveis para o semiárido. As palestras acontecem no Centro de Capacitação Regional de Senhor do Bonfim do SENAR BAHIA e na unidade do IF Baiano, também do município.
O vice-presidente da FAEB, Humberto Miranda, participou da abertura da Semana do Homem do Campo e afirmou que este evento é muito importante para o semiárido. “O Sistema FAEB vai ampliar as parcerias com o Sebrae, o IFBaiano e as prefeituras municipais, para continuar dando apoio a essas ações de difusão de conhecimentos para os produtores rurais. As Semanas do Homem do Campo destacam a importância da capacitação contínua dos produtores rurais e do investimento em tecnologias viáveis, para melhorar o resultado do negócio rural e fixar o produtor na sua propriedade”, ressaltou Miranda.
A expectativa é que mais de 300 produtores da região participem da ação, média de público das edições anteriores. O objetivo é levar mais conhecimento para os produtores que já participam dos programas de Formação Profissional do SENAR BAHIA e envolver aquelas pessoas que ainda não tiveram acesso às capacitações do Sistema. Apesar da vocação da região para o desenvolvimento da caprinovinocultura, as palestras abordam temas variados, até mesmo para incentivar a diversificação da produção na região, trazendo tecnologias viáveis para o semiárido.
Ao longo do dia as palestras acontecem das 10h às 17:30h. Na sexta-feira (17) as palestras acontecem a partir das 8h e vão até o encerramento do evento às 17h. Suplementação alimentar de caprinos e ovinos; Produção de leite e carne; Recuperação de áreas degradadas no semiárido; Controle biológico de doenças de plantas cultivadas no semiárido; e Criação de abelhas são alguns dos temas abordados nas palestras.
Fonte: Ascom Sistema FAEB