Mais 30 jovens do extremo sul baiano prontos para atuar no mercado de trabalho. Eles são da turma do programa Jovem Aprendiz, do SENAR BAHIA, que concluiu o Curso de Trabalhador na Silvicultura, após 800 horas de capacitação. Em muitos casos, os jovens que se destacam são contratados por empresas parceiras do programa. Desta vez, as empresas foram do ramo florestal – Tecnoplant, Trevo e Sollum – e contrataram seis participantes da turma.
Para alguns destes jovens já contratados, chegou a hora de colocar em prática o que aprenderam vivendo a nova experiência do primeiro emprego, como conta Tailane Dias dos Santos. “O curso me abriu as portas para o mercado de trabalho, garantindo meu primeiro emprego de carteira assinada. Na hora de colocar em prática é que vemos a riqueza do curso e o quanto foi importante cada aula. Agradeço tanto ao SENAR BAHIA quanto à empresa que me contratou, a Tecnoplant, e vou levar tudo que aprendi para a vida”, disse. Os jovens receberam seus certificados de conclusão do curso nesta quinta-feira (17), no Sindicato dos Produtores Rurais de Eunápolis.
Para outros participantes não é a primeira oportunidade de trabalho, mas uma experiência que tem um novo significado. “Agora me sinto preparado! Apesar de não ser minha primeira experiência, aprendi muitas coisas novas, que nem esperava conseguir desenvolver. No início do curso eu estava um pouco disperso, mas depois percebi o quanto seria importante para o meu futuro. Agradeço a todos os envolvidos no Jovem Aprendiz e também aos técnicos com os quais trabalho hoje na empresa Sollum”, declarou Yan Rocha dos Santos.
O jovem Ryc Souza Mâcedo, contratado pela empresa Trevo, que já é estudante universitário, ressaltou como o curso o ajudou No aprendizado da faculdade. “Pra mim foi uma experiência enriquecedora. O curso trabalhou alguns conteúdos que quando tive contato também na faculdade ficou muito mais fácil aprender, porque eu já estava familiarizado. Contamos com ajuda de profissionais muito competentes e trabalhamos temas que vão agregar a nossa carreira profissional, estudantil e também como cidadãos”, declarou.
Também contratado pela empresa Trevo, Antônio Henrique Pinto da Purificação, fala porque essa foi uma experiência importante em sua vida. “Quando nos deparamos com situações que nunca enfrentamos na vida pode parecer difícil. Mas se tivermos o suporte adequado, conhecimento, educação e determinação, tudo dá certo. E isso foi algo que aprendi com o curso. Algo que vou levar para a vida”.
Milena Oliveira Silva, contratada pela Sollum, ressalta o quanto foi importante aprender a trabalhar em equipe. “As aulas teóricas nos ensina, além de tudo, a trabalhar em equipe, no desenvolvimento das tarefas, formação de grupos, dinâmicas, e hoje sabemos como lidar com as pessoas no ambiente de trabalho e com questões como hierarquia e organização”.
Já White Pereira Costa Júnior, confessa que desde a infância queria trabalhar com o agro. “Desde pequeno sempre tive afinidade com o agro. Quando crescemos nossos interesses mudam, mas no meu caso continua sendo a área que quero seguir. O curso ajudou a lapidar o que eu já sabia e mostrou coisas novas, que agora estão sendo desenvolvidas no dia a dia da empresa TecnoPlant, pela qual fui contratado. Um excelente profissional começa com uma boa base. E o curso deu a base que precisava para desenvolver o meu futuro”, finalizou.
Fonte: Ascom Sistema FAEB