Sistema FAEB

PIB agrícola deverá crescer 9,6% em 2017

De acordo com o documento do BC, dentre as safras que devem contribuir para o crescimento da agropecuária, merecem destaque milho, soja e arroz, que devem registrar aumentos anuais respectivos de 52,3%, 18,5% e 14,7%, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do IBGE.

Considerando que essas culturas perderão relevância no cômputo do PIB ao longo do ano, sendo substituídas por outras com perspectiva de desempenhos inferiores (estão projetadas, por exemplo, recuos anuais respectivos de 8,4% e 0,3% para as safras de café e de cana-de-açúcar), o BC afirma que é factível esperar que a maior parte da contribuição positiva direta da safra agrícola para a atividade econômica em 2017 tenha ocorrido no primeiro trimestre.

Ainda, de acordo com o BC, além dos efeitos diretos sobre o valor agregado da atividade agropecuária, a expansão da safra agrícola exerce desdobramentos positivos sobre a cadeia produtiva. Dentre tais efeitos indiretos, destacam-se o impacto do escoamento e da comercialização da safra na demanda por serviços de comércio e transporte; os efeitos positivos sobre cadeias industriais associadas a bens agrícolas; e o impulso da renda agrícola sobre a demanda por outros bens e serviços. O BC estima que o PIB total do País deverá registrar crescimento de 0,5%.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress