O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi homenageado na abertura da 45ª edição da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), neste domingo (1). Uma placa foi entregue ao presidente da CNA, agradecendo todas as contribuições para o desenvolvimento na agropecuária de Feira de Santana. O evento foi realizado no Parque de Exposições de Feira de Santana (BA), que leva o nome de seu pai “João Martins da Silva”, de volta às atividades, após recuperação recente da estrutura.
João Martins da Silva Júnior é natural de Feira de Santana e atua no agro há mais de 50 anos. Antes de assumir a presidência da CNA, foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), onde ficou marcado pela busca de inovações para o segmento agropecuário baiano, principalmente em tecnologia e programas que se tornaram referência no país todo, a exemplo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). João Martins agradeceu a homenagem no local, e disse já ter participado ativamente da feira como expositor, organizador e, agora, na retomada do evento. “eu vivi a Expofeira e quando o prefeito Colbert disse que ia retomar a exposição, não tive alternativa a não ser apoiar integralmente a recuperação de todo o parque e, principalmente, da exposição de Feira de Santana”, afirmou.
Além da placa, uma escultura também foi inaugurada no local, homenageando todas as pessoas que influenciaram na construção e reinauguração do parque de exposições de Feira de Santana, entre elas, João Martins da Silva Júnior.
Expofeira 2024
A Exposição Agropecuária de Feira de Santana volta a acontecer após quatro anos sem realização, principalmente por conta da pandemia, chegando em sua 45ª edição em 2024. A feira reúne uma diversidade de atividades dos dias 1º a 8 de setembro no parque de exposições de Feira de Santana. Entre a programação, estão cursos e capacitações, bem como dinâmicas e oficinas do sistema, em parceria com a Faeb, oferecidas no estande do CNA/Senar.
Durante a abertura da Expofeira, o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, anunciou a assinatura de um termo de cooperação entre Prefeitura, CNA/Senar e Sebrae, para melhorar a fertilidade de bovinos, caprinos e ovinos. O convênio vai ofertar mil unidades de óvulos de bovinos fecundados in vitro e 800 unidades de caprinos e ovinos para pequenos produtores de Feira de Santana e região.
Colbert Martins também aproveitou para agradecer à CNA e ao Senar a construção do Centro de Excelência em Zootecnia na cidade de Feira de Santana. “As inovações acontecem o tempo todo e o que a CNA está fazendo é exatamente dando esse passo, portanto, muito obrigado pelo grande investimento em homens e mulheres que vão se preparar nessa grande escola, acompanhando o salto que o parque deu.”, disse Colbert.
Após os quatro anos sem realização da Exposição Agropecuária, o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, aproveitou para agradecer a retomada da Expofeira e destacar a importância do evento para toda a região. “As exposições agropecuárias são um momento único para o setor. Aqui a gente faz capacitações, mostra avanços na agropecuária do nosso estado e, mais do que isso, é um momento de integração entre o mundo rural e o urbano”.
Já o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou os esforços para a realização da feira e o engajamento do público feirense. “Hoje estamos aqui com casa cheia, o parque muito bem estruturado, o que demonstra que a escolha de Feira de Santana para abrigar o nosso centro de zootecnia foi uma decisão mais do que acertada”.
Centro de Excelência em Zootecnia de Feira de Santana
O equipamento da CNA e do Senar vai oferecer capacitações nas áreas de zootecnia, agronegócio e agricultura a partir de 2025. A unidade atenderá até mil alunos e contará com oito blocos modulares com salas de aula, laboratórios de informática e didáticos, biblioteca, pavilhão para aulas práticas e auditório com capacidade para aproximadamente 250 pessoas.
Serviço:
O que: Expofeira 2024
Onde: Parque de Exposições de Feira de Santana João Martins
Quando: 1º a 8 de setembro
Quanto: GRATUITO