Sistema FAEB

Programa Agrojovem, do Senar, chega a Boa Vista do Tupim

Essa terça-feira (19) marcou o início de uma nova etapa – a de qualificação técnica e profissional – para os 50 alunos que ingressaram no programa Agrojovem, do Senar, em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. O programa, que visa fortalecer o protagonismo juvenil, chegou ao município através do Sindicato de Produtores Rurais de Itaberaba e será executado em parceria com a prefeitura local. O objetivo é capacitar jovens de 18 a 29 anos para atuar no mercado agropecuário, um dos que mais empregam na Bahia.

“Esse programa une dois importantes fatores de transformação humana: a educação e o trabalho. A educação é o caminho para o sucesso e é o trabalho que dignifica o homem, que dá a ele o poder de decidir. Ter a oportunidade de juntar esses dois pilares para promover uma verdadeira revolução na vida das pessoas é a nossa missão.

Estamos imbuídos em capacitar mão de obra qualificada para fixar o homem do campo no campo, para que ele não precise sair de sua propriedade em busca de oportunidades melhores”, ressaltou Humberto Miranda, presidente do Sistema Faeb/Senar.

O conteúdo programático inclui aulas sobre agronegócio e o potencial local; empreendedorismo com ênfase em novos modelos de empreender; cooperativismo e associativismo; inovação, tecnologia e sustentabilidade no Agro; negócios por Aplicativos Móveis; além de treinamentos e mentorias para a elaboração de um plano de negócio.

“O programa Agrojovem, do Senar, chega a Boa Vista do Tupim para apoiar jovens na construção de novos negócios voltados para o setor agropecuário. Faremos isso através da qualificação técnico e profissional relacionada às principais cadeias produtivas e vocação econômica do município. Como produto final teremos dez planos de negócios construídos coletivamente”, observou a gerente de Educação e Promoção Social do Sebar Bahia, Daniela Lago.

Filho e neto de agricultores, Nilton do Amor Divino, de 23 anos, foi um dos selecionados do programa. Cheio de expectativas, ele chegou para a aula inaugural, na sede da prefeitura. “Eu sou morador da zona rural e na propriedade dos meus avós eu faço de tudo um pouco, mas sem o conhecimento específico, apenas repetindo o que vejo eles fazerem há anos. Aqui eu vou aprender novas técnicas e aprimorar as que já possuo. Estou muito feliz por estar aqui, em busca de conhecimento”.

O prefeito Helder Campos comemorou a parceria com o Senar, por meio do Sindicato de Produtores Rurais de Itaberaba, responsável por levar ao município outras ações, a exemplo do programa Despertar e cursos de capacitações. “Agradeço ao amigo Alfredo Bezerra, presidente do Sindicato, por todo empenho em trazer os cursos do Senar para a nossa cidade, e agradeço a Humberto por ouvi-lo. Eu me comprometo a fazer todo investimento necessário para cada vez mais avançarmos nas parcerias.

Assim como o programa Despertar é um sucesso aqui, o Agrojovem também será. Essas serão as primeiras de muitas turmas que ainda formaremos”, disse, sinalizando que a procura pelo curso é grande.

Além dos estudantes e da equipe do Senar Bahia, a cerimônia contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Itaberaba, Alfredo Bezerra; do vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias; do vice-prefeito de Boa Vista do Tupim, Sávio Bulcão; dos secretários de Agricultura e Educação do Município, Vânia Cerqueira e Wilian Correia; do presidente da Câmara Municipal, João de Aragão; e do produtor rural José Mota.

Fonte: Ascom Faeb/Senar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress