Com o tema “Viver Bem no Campo: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida”, o Programa Despertar, do SENAR BAHIA, realiza encontro final de 2017, nesta quinta-feira (7), em Feira de Santana, com cerimônia de premiação dos participantes que se destacaram durante o ano. O evento também contará com a exposição de todos os trabalhos realizados em 2017 no Programa, com abordagem de diversas temáticas, a exemplo das escolas sustentáveis, horta jardinagem, trilhas ecológicas, entre outras.
Nas categorias premiadas estão o melhor portfolio (material com todas as ações realizadas pelos coordenadores municipais durante todo o ano); o melhor plano de ação do Agente Despertar (estudante eleito pelos colegas para ser um agente multiplicador das ações do Programa na escola); e as melhores experiências pedagógicas. Serão premiadas 30 crianças, 30 professores e 30 coordenadores municipais.
Até o terceiro trimestre deste ano o Programa atendeu a 75 municípios baianos, atuou em 1.236 mil escolas e envolvimento de 49 Sindicatos dos Produtores Rurais de diversos municípios baianos, 7.359 mil professores, e quase 120 mil estudantes.
O Programa
Há 12 anos o Despertar vem ampliando o papel social do SENAR BAHIA, com a missão de promover a educação no meio rural voltada para a responsabilidade social, como forma de provocar mudanças de valores, aliada ao compromisso cidadão e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.
Os estudantes também vivenciam experiências fora de sala de aula. De forma programada são realizados dias de campo, trilhas interpretativas, caminhadas ecológicas e de mobilização social nas comunidades, oficinas de reaproveitamento de resíduos, separação do lixo, além do cultivo de horta nas escolas.
Fonte: Ascom Sistema FAEB