Sistema FAEB

Projeto de Fortalecimento da Cadeia do Sisal é lançado na Bahia

Produtores rurais da região sisaleira, presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais e representantes de instituições ligadas ao Agro se reuniram nesta sexta-feira (18), para conhecer o Projeto de Fortalecimento da Cadeia do Sisal, do Sistema Faeb/Senar. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, realizou a apresentação do projeto, no auditório da prefeitura do município de Valente. “Quando fizemos nossa reunião regional com os Sindicatos Rurais do semiárido, em Senhor do Bonfim esse ano, a necessidade de reestruturação desta cadeia produtiva foi um pedido unânime. O sisal é uma cultura secular, com pleno potencial de desenvolvimento e merece uma atenção especial”, destacou Humberto Miranda.   

O Projeto visa levar, de forma integrada e estruturada, todas as ações promovidas pelo sistema FAEB/SENAR/SINDICATOS ao meio rural, para desenvolvimento da cadeia do sisal, através da formação profissional rural, assistência técnica e gerencial das propriedades, além de promover educação socioambiental, contribuindo para fixação do homem no meio rural e melhoria da qualidade de vida na região sisaleira.

“O sisal tem um futuro muito promissor no nosso estado, já que estamos vivendo um momento em que o mundo está cada dia mais preocupado com um desenvolvimento sustentável, e essa é uma cultura orgânica, biodegradável, que pode ser utilizada inclusive na produção de medicamentos. Além disso, é uma cadeia extremamente importante para a geração de emprego e renda para o produtor do semiárido e para o desenvolvimento socioeconômico da região”, explicou Miranda, ressaltando que a previsão é dar início ao projeto no próximo mês de junho.  

Entre as ações do projeto estão previstos o aprendizado dos técnicos da região sobre as novas tecnologias; divulgação das novas tecnologias entre as comunidades selecionadas; implantação da Unidade Demonstrativa de sisal; multiplicação do aprendizado através dos técnicos; aprendizado pelos produtores capacitados através do Pro-Senar Preparatório; aumento da produtividade e área plantada; e elevação da renda dos Produtores Rurais.
O Projeto conta com as parcerias do Sebrae Bahia; universidades; a Embrapa Algodão; secretarias estaduais e municipais; e dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Araci, Campo Formoso, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, Serrinha, Tucano e Valente.

“A presença aqui, hoje, de muitos produtores participantes do Pro-Senar Leite, só demonstra que eles realmente entenderam que com conhecimento e capacitação podemos melhorar a produção e a produtividade nas propriedades. É com esse entendimento que também vamos resgatar a cultura do sisal, e a Faeb e o Senar Bahia estão dando o ponta pé inicial para isso”, afirmou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Valente, Luiz Delfino.  O Pro-Senar é um programa do Senar Bahia que leva capacitação e assistência técnica para produtores de diversas regiões do estado, voltado para cadeias produtivas específicas e estratégicas.

Francisco Tadeu, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão do Jacuípe, também falou sobre a importância da cadeia para a região. “Toda a região sempre foi forte produtora de sisal, mas a cultura acabou caindo em decadência justamente pela ausência de políticas públicas. Entendemos que esse projeto é um primeiro passo para darmos início à retomada desta importante cultura”.

A Bahia é principal produtor de sisal do Brasil. A planta, que produz a principal fibra dura vegetal do mundo, é altamente tolerante às condições climáticas do semiárido.

Fonte: Ascom Sistema Faeb

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress