O Projeto Quinta do Crédito é o resultado da articulação de esforços da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, da Federação do Comércio do Estado da Bahia, da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, do Sebrae Bahia, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e da Desenbahia. O objetivo principal é facilitar o acesso a crédito na Bahia. Assim, o projeto consiste em promover, semanalmente, sempre às quintas-feiras, em espaço disponibilizado na Casa do Comércio (ou esporadicamente outros locais) atendimentos aos empresários dos diversos setores por parte dos bancos parceiros e do Sebrae. Esses atendimentos são voltados especificamente para dar orientações qualificadas para o acesso ao crédito, em horários marcados previamente através do portal da Quinta do Crédito.
O conceito do projeto é conjugar esforços das diferentes instituições envolvidas para aumentar competitividade das empresas baianas, através de ações para promover o acesso ao crédito, principalmente das micro e pequenas do Estado da Bahia, por meio da difusão de informações atualizadas e qualificadas, atendimentos específicos e individualizados, e da capacitação técnica e gerencial dessas empresas, visando também o aumento do intercâmbio de informações entre os parceiros.
Os atendimentos prestados dentro do contexto do Projeto devem ser orientados basicamente para a qualificação das empresas com vistas à obtenção de crédito. O atendimento prestado pelos agentes financeiros se dará de forma exclusiva e individualizada para cada empresa, apresentando todas as linhas de financiamento próprias ou operadas pelos parceiros que podem atender as necessidades de crédito das empresas interessadas, inclusive linhas de financiamento do BNDES e Cartão BNDES.
O serviço prestado pelo SEBRAE contempla a Assessoria Individual de Crédito, que tem como objetivo esclarecer as dúvidas do empresário sobre como se habilitar para receber crédito e financiamentos. Os atendimentos contemplam a avaliação da situação atual da empresa e seu possível enquadramento nas condições mínimas de acesso ao crédito; informações das linhas de financiamento mais adequadas; análise de Projeto de Viabilidade Econômica e Financeira desenvolvido; orientação ao empresário sobre como encaminhar seu pedido de financiamento.