O Sistema FAEB, o SEBRAE e os Sindicatos dos Produtores Rurais do sudoeste baiano assinaram Acordo para realização do Projeto Crescer no Campo – Leite e Derivados na Bahia, pelos próximos dois anos, nesta quinta-feira (22), na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga, localizado no Parque de Exposições do município.

O objetivo do projeto é promover o aumento da produtividade de pequenos negócios da cadeia produtiva do leite, com atuação na gestão, inovação, oportunidades e serviços tecnológicos. Além disso, visa viabilizar a profissionalização e integração da produção, transporte, armazenagem, processamento de leite e derivados.

“Para os próximos dois anos, o projeto vai contemplar cinco laticínios com CNPJ e 120 produtores rurais classificados como Micro ou Pequenas Empresas (MPE) e vinculadas à cadeia produtiva de leite e derivados da Bacia Leiteira do Sudoeste da Bahia”, informou o gerente de Programas do SENAR BAHIA, Carlos Rio. Ele ressalta ainda que o SENAR BAHIA já atua para fortalecer a cadeia do leite no estado com programas como o Pro-Senar Leite, que oferece capacitação profissional e assistência técnica individualizada para os produtores rurais.

A técnica do Sebrae, Mônica Rizério, explica que a bovinocultura leiteira do estado tem sérios problemas de ordem tecnológica, gerencial e organizacional, além de dificuldade na produtividade e agregação de valor. “Em face deste contexto, o Projeto Leite e Derivados do Sudoeste busca contribuir com a mudança dessa realidade, através de ações de fomento tecnológico, apoio gerencial e acesso a mercado. Focando na estratégia do atendimento simultâneo das agroindústrias e suas bases de produtores”.

Estão envolvidos no projeto os sindicatos dos municípios de Itapetinga, Itarantim, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Itambé, Poções, Itajú do Colônia, Macarani, Vitória da Conquista, Firmino Alves e Itororó. 

Fonte: ASCOM Sistema FAEB