Sistema FAEB

Representantes de organização africana ligada à agropecuária vêm à Bahia e visitam o Sistema Faeb

A diretoria do Sistema Faeb recebeu nesta quarta-feira (9), representantes do Fórum para Pesquisa Agrícola na África (FARA), instituição responsável pelas pesquisas agropecuárias em todo o continente africano, na sede da Federação, em Salvador. O diretor Executivo do Fórum, Yemi Akinbamijo, acompanhado pelo consultor, Abdulrazak Ibrahim e pelo pesquisador da Embrapa de Projetos em Ghana, Hilton de Souza Gomes, vieram ao Brasil em busca de parcerias para pesquisas e difusão de tecnologias voltadas para o segmento agropecuário. “A África precisa se aproximar ainda mais do Brasil. Fortalecer os laços socioculturais e econômicos que sempre uniram essas duas nações”, afirmou o diretor do FARA.  

De acordo com Yemi Akinbamijo, a agricultura é uma atividade muito promissora e uma das mais importantes para a economia da África. Em sua apresentação sobre o FARA o diretor mostrou que a participação da agropecuária no PIB do país passou de 2,3%, no ano de 1980, para 4,2%, em 2015. Ele ressalta que, essa produção pode ser potencializada e melhor aproveitada através da tecnologia. “Nenhuma nação evolui sem o uso da ciência para o desenvolvimento de tecnologias”, disse.

A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, também fez uma apresentação sobre os programas e a atuação da instituição na Bahia. “As ações do Senar são pautadas na educação e o nosso trabalho envolve toda a família rural. Realizamos capacitação e profissionalização de produtores e trabalhadores rurais; oferecemos formação técnica e profissional para os jovens, fazendo com eles se fixem no campo, com oportunidade e qualidade de vida; e também atuamos com educação e conscientização ambiental desde a infância, para que as crianças sejam agentes de transformação em suas famílias e comunidades”, explicou a superintendente.

O gerente de Programas do Senar Bahia, Carlos Rio, realizou uma apresentação específica sobre o Pro-Senar, um dos principais programas de formação profissional e extensão rural da instituição, direcionado para organizar e fortalecer cadeias produtivas estratégicas do estado.

O vice-presidente da Faeb, Guilherme Moura, ressaltou que “esse contato inicial com a organização africana foi muito importante para conhecer o trabalho realizado pelas duas instituições, estabelecer uma relação, trocar experiências e identificar, futuramente, possiblidades de parcerias”.

O FARA é uma organização que reúne e forma coalizões dos principais interessados em pesquisa e desenvolvimento agrícola na África. É uma plataforma estratégica que fomenta redes continentais e globais para reforçar as capacidades da comunidade de ciência e inovação agrícola da África, desde a investigação, educação/formação, extensão rural e sociedade civil envolvida na agricultura.

Também participaram do encontro, o gerente Técnico do Senar Bahia, Rui Dias; o assessor Jurídico da Faeb, Carlos Bahia; a gerente Administrativo e Financeiro do Senar Bahia, Miriam Carvalho; e a assessora Econômica do Senar Bahia, Bárbara Cordeiro.

Fonte: Ascom Sistema Faeb

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress