Durante uma semana, o município sediará a 2ª edição do Sistema Faeb/Senar Itinerante
Foi oficialmente aberta, nesta quarta-feira (27), a segunda edição do Sistema Faeb/Senar Itinerante, que transformou a cidade em um grande palco para receber ações voltadas para a capacitação de mão de obra para o setor agropecuário da região.
Durante uma semana, o evento terá intensa programação incluindo cursos, dias de campo, palestras, seminários, atendimentos a produtores e trabalhadores rurais, além de projetos nas áreas de assistência técnica e gerencial, saúde, educação e promoção social.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades da região e também sociedade urbana e rural, que foram conferir todas as ações ofertadas. Já no primeiro dia, as inscrições para muitas formações se esgotaram, evidenciando o sucesso do evento.
“É uma satisfação imensa estar hoje em Santa Maria e poder oferecer não só a população daqui, como à toda região, oportunidade de transformação. Nossa missão é transformar vida através do conhecimento e é justamente isso que esse projeto oportuniza: troca de saberes e experiências. Estamos plantando, hoje, aqui em Santa Maria da Vitória, uma semente que dará bons frutos. Espero que vocês aproveitem ao máximo cada ação dessa que foi pensada para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária regional”, pontuou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ao declarar oficialmente aberto o projeto.
Santa Maria da Vitória é o segundo município baiano e o primeiro da região oeste do estado a receber o Sistema Itinerante. O prefeito Antônio da Silva destacou a importância da ação para o município, que tem uma economia baseada na atividade agropecuária. “Quase metade da população do nosso município mora na zona rural e isso evidencia a importância do agronegócio e da agricultura familiar para a nossa economia. Foram eles que não pararam durante a pandemia para continuar colocando comida em nossas mesas. Por isso, quando soubemos da intenção de se realizar esse evento aqui em nossa cidade, nós não medimos esforços e apoiamos imediatamente, para podermos qualificar cada vez mais o nosso homem do campo”, ponderou.
O presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Políticas Rurais da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Manuel Rocha, também marcou presença na cerimônia de abertura. Em seu discurso, ele parabenizou o trabalho que a Faeb e o Senar vêm realizando em todo estado. “O setor agropecuário baiano tem a sorte de ter entidades tão comprometidas com a defesa e o desenvolvimento do segmento. É uma honra para mim ter sido ouvido pelo presidente Humberto Miranda e ter ajudado a trazer esse mega evento para essa região tão importante do estado”, disse.
Produtores rurais de Santa Maria da Vitória da Vitória, São Félix do Coribe, Bom Jesus da Lapa e Correntina prestigiaram o evento. O presidente do Sindicato Rural de Bom Jesus da Lapa, Ervino Kogler, também participou da abertura.
Além dos atendimentos e das atividades realizadas na Praça do Jacaré, onde também está a Carreta-Escola do Senar Bahia, ações simultâneas acontecem no Coeduc e também no distrito de Inhaúmas. A programação segue até o domingo, com atividades na sede e no interior do município.
Sistema Faeb/Senar