O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)
atendeu 3,4 milhões de brasileiros em 2016, com ações voltadas para a
saúde no campo, cursos e capacitações de formação profissional,
ampliação de matrículas e polos do curso Técnico em Agronegócio,
Assistência Técnica e Gerencial e educação a distância, agora também,
pela TV.
O SENAR, que já disponibilizava dois portais de
educação a distância para o produtor, o trabalhador rural e suas
famílias, realizou um sonho antigo em 2016: um canal de TV para
aproximar ainda mais o SENAR de quem produz e ampliar o leque de
oportunidades de aprendizagem, inovação e tecnologia, para impulsionar a
produtividade, a renda, a preservação do meio ambiente e a qualidade de
vida dos brasileiros do campo.
Para viabilizar o Canal do Produtor TV, a
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o SENAR
firmaram uma parceria com o Canal Rural, que tem 20 anos de experiência
em informação especializada e educação via TV.
O Canal do Produtor TV exibe
de segunda a sexta-feira, das 6h da manhã ao meio dia, cursos de curta e
longa duração, vídeos técnicos, atualizações tecnológicas, informação,
entrevistas com especialistas, conteúdos importantes sobre saúde e
qualidade de vida e como destaque da programação, uma série sobre a
Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR.
Investimento em educação a distância
A cada ano, o SENAR investe mais no ensino a
distância para ampliar as oportunidades de qualificação ao produtor,
trabalhador rural e suas famílias. Este ano, a entidade ampliou o número
de cursos oferecidos no portal http://ead.senar.org.br/ e fecha 2016 com 115 mil matrículas.
“Começamos timidamente em 2010 na educação a
distância com os cursos FIC, mas as coisas mudaram, agora temos o curso
Técnico em Agronegócio e a Faculdade CNA. A EaD é uma das estratégias do
SENAR para ampliar sua capilaridade e atender as pessoas que têm maior
afinidade com o meio rural. Além disso, tem uma grande vantagem que é a
flexibilidade, que possibilita ao produtor fazer o curso onde tem
disponibilidade, seja na sua residência ou no sindicato rural. Essa é
uma realidade no SENAR, por isso precisamos aprender mais e nos
profissionalizar para oferecer um ensino de qualidade e que seja
adequado à realidade do meio rural”, pontua o secretário executivo da
entidade, Daniel Carrara.
Gestores da Rede e-Tec Brasil no SENAR durante o I Seminário de Educação a Distância.
Para repensar as estratégias e tornar o ensino a
distância cada vez mais atraente ao produtor rural, o SENAR promoveu o I
Seminário de Educação a Distância em 2016, com a participação dos
gestores estaduais da Rede e-Tec Brasil no SENAR. O evento contou com
palestras de especialistas em ensino a distância e alta tecnologia.
Atualmente o SENAR oferece 54 cursos a distância,
totalmente gratuitos, distribuídos em oito programas, sendo sete com
foco na inovação, gestão da propriedade e empregabilidade do trabalhador
rural ou profissional técnico interessado em se atualizar.
O SENAR recebeu em 2016 dois troféus Learning & Performance Brasil por sua atuação no campo.
Entre as novidades, um programa específico para
desenvolver a formação continuada dos instrutores e técnicos que prestam
serviço à entidade. Além das capacitações já disponíveis, foram
lançados, em 2016, os cursos Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Bioma
Cerrado e Sustentabilidade na Produção do Café, em parceria com a
Plataforma Global do Café.
E pelo sexto ano consecutivo, a qualidade dos cursos
ofertados pelo SENAR a distância garantiu à entidade mais um Prêmio
Learning & Performance Brasil, dessa vez na categoria Silver como
iniciativa de sucesso. O programa premiado foi o Campo Sustentável, com
três cursos voltados para proteção do meio ambiente (Cadastro Ambiental
Rural (CAR), Proteção de Nascentes e Prevenção do Fogo na Agricultura).
Mais vagas no ensino técnico
Em 2016, o SENAR ampliou a rede de polos de apoio e alcançou 6.700 matrículas no curso Técnico em Agronegócio.
Agora são 82 polos, em 22 estados e no Distrito Federal. “Desde o
lançamento, a cada processo seletivo, aumentamos o número de polos e de
vagas para atender a demanda dos Estados. No início deste mês, formamos
as primeiras turmas do curso, que tem qualidade aprovada pelos alunos”,
comemora o chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento do SENAR,
Luís Tadeu Santos.
Não só pelos alunos. O curso garantiu ao SENAR, em
2016, o Prêmio Learning & Performance Brasil na categoria
performance de execução como referência nacional, pela iniciativa em
desenvolver ações educacionais diferenciadas na formação técnica.
Alunos do curso Técnico em Agronegócio do polo de Capanema, Pará.
Com duração de dois anos, o curso Técnico em
Agronegócio prepara o aluno para executar atividades em propriedades e
empresas rurais, na gestão e comercialização das atividades produtivas.
Tem conteúdos multidisciplinares, abrangendo as áreas de Administração,
Agronomia e Contabilidade, com um diferencial importante – 20% das 1.230
horas são presenciais e acontecem nos polos e em visitas técnicas à
propriedades e agroindústrias.
Este ano, o campo recebeu uma nova leva de
profissionais capacitados. É que o SENAR formou a segunda turma do
Curso Técnico de Nível Médio em Florestas, oferecido no Centro de
Formação de Palmas, no Tocantins, primeira unidade de ensino da
entidade, após autonomia chancelada pelo Ministério da Educação.
Centros de Excelência
Além da oferta de cursos e da ampliação dos polos da
Rede e-Tec, o SENAR também está investindo na construção de Centros de
Excelência em Educação Profissional e Tecnológica. Em 2016, iniciou as
obras do primeiro centro em Juazeiro (BA), especializado na cadeia
produtiva de Fruticultura. A implantação foi possível pelas parcerias e
convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES). Além deste, está em andamento o processo de contratação do
Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande, capital
de Mato Grosso do Sul.
Os Centros de Excelência vão oferecer cursos de
Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico de Nível Médio e
Tecnológico de Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades presencial e a
distância.
Jovens para liderar o agro
Em 2016, o SENAR fortaleceu o setor com sangue novo ao realizar a segunda edição do programa de desenvolvimento de lideranças CNA Jovem.
A edição deste ano focou na carreira de brasileiros do campo com idade
entre 22 e 30 anos e, desta vez, num processo que fez diferença na
escolha dos jovens: uma etapa estadual, realizada em 21 estados mais o
Distrito Federal, no primeiro semestre, que envolveu 323 jovens. Os que
se destacaram nos estados participaram da etapa nacional, em Brasília,
entre os meses de julho e novembro.
Na etapa nacional, os 79 jovens participantes
apresentaram projetos individuais de liderança voltados para uma das
cinco áreas foco: acadêmica, empresarial, política, institucional e
sindical. Os três vencedores de
Roraima, Rondônia e Rio Grande do Norte foram os que apresentaram os
melhores projetos de liderança e ganharam uma viagem para a Nova
Zelândia, em março de 2017, e um curso presencial de inglês.
Etapa Nacional do CNA Jovem 2016 realizada em Brasília.
“Existe uma rede em que eles participam e interagem
ativamente. Juntando as duas edições do programa, mais os participantes
da etapa estadual de 2016, já são aproximadamente 600 jovens trocando
informações e experiências com o apoio de pessoas estratégicas atuando
como mentores”, destaca a chefe do Departamento de Educação Profissional
e Promoção Social, Andrea Barbosa.
Saúde em foco
Na área de Promoção Social, o SENAR ampliou os
investimentos em prevenção de saúde e qualidade de vida durante 2016.
Promoveu o primeiro Encontro Nacional de Promoção Social para Saúde
Preventiva que reuniu, em Brasília, especialistas em saúde e mais de 50
técnicos de 25 Administrações Regionais.
Durante o evento, foi divulgado o resultado da
pesquisa que levantou as principais demandas do meio rural nas áreas de
saúde da mulher, do homem, da criança, dos adolescentes e dos idosos. A
partir da pesquisa, o SENAR vai traçar novas diretrizes para as
atividades de promoção social em conjunto com as Regionais.
Gestores e coordenadores de Promoção Social das Administrações Regionais
no Encontro Nacional de Saúde Preventiva realizado em Brasília.
Para realizar as ações de promoção social o SENAR
conta com diversos parceiros que vão desde o local para realização das
atividades aos médicos que prestam os atendimentos. Um desses parceiros é
o Instituto Lado a Lado pela Vida que promove campanhas como Setembro
Vermelho (cuidados com o coração) e Novembro Azul (Câncer de Pênis e de
Próstata).
“A parceria técnico-científica tem como foco a
promoção da saúde do produtor, trabalhador rural e suas famílias, por
meio de informação qualificada sobre as doenças que mais o impactam o
campo, de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais,
mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam a todos os
envolvidos a conscientização para uma saúde melhor” destaca a
coordenadora de Saúde Rural do SENAR, Deimiluce Lopes Santos.
Juntos, o SENAR e Instituto Lado a Lado produziram
quatro cartilhas: Câncer de Pele e Melanoma, Câncer de Próstata,
Cuidados com o Coração, e Incontinência Urinária, além do folder Saúde e
Autoestima da Mulher.
Evento do programa Saúde do Homem na Bahia. No estado, o SENAR atendeu mais de 5 mil homens em 2016
No programa Saúde da Mulher o SENAR promoveu 23
eventos em cinco estados e atendeu 2,8 mil mulheres com exames de
papanicolau; exames laboratoriais; testes rápidos para HIV/aids; sífilis
e hepatites virais; vacinação e palestras. No Saúde do Homem foram 30
eventos em cinco estados e 5,1 mil homens foram atendidos com exames de
PSA e Toque retal, Teste Rápido HIV, Sífilis e Hepatite, aferição de
pressão, exame de colesterol, vacinação, higiene bucal e consulta
oftalmológica.
Assessoria de Comunicação do SENAR