Até bem pouco tempo, operar um tratar ou qualquer outro equipamento rural era atividade para homens. Era! Hoje, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço dentro e fora das porteiras. Prova disso foi o Alinhamento Técnico do treinamento de Tratorista Agrícola Básico, do Senar Bahia, voltado exclusivamente para o público feminino. A capacitação, realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), reuniu 13 instrutoras regionais e as fizeram assumir o comando do volante.
Durante 5 dias, elas tiveram instruções teóricas e práticas, no Parque de Exposições Juvino Oliveira, em Itapetinga. O objetivo é ampliar o conhecimento técnico das instrutoras em relação às diferentes máquinas agrícolas. Além da operacionalidade, elas tiveram acesso às inovações tecnológicas, aprendendo sobre manutenção, operação, regulagem dos equipamentos e agricultura de precisão aliada com as práticas conservacionistas do solo.
A iniciativa integra o programa Senar para Elas, que prevê uma série de ações voltadas para as produtoras, trabalhadoras, instrutoras, técnicas e mobilizadoras rurais. O objetivo é fomentar e valorizar o público feminino rural.
O instrutor Móizeis Nery não escondeu sua surpresa com a desenvoltura das “alunas” no comando do volante dos tratores. “Por ser uma máquina pesada e que requer força e habilidade, as instrutoras do Sanar se saíram muito bem. Elas aprenderam muito mais rápido, mesmo não havendo diferença entre o método de ensino”, avaliou.
Para ele, isso representa uma quebra de tabu. “Elas estão ocupando um espaço que era dominado apenas pelos homens, garantindo a capacitação e desenvolvimento da mão de obra local e de regiões circunvizinhas, especializando o trabalho no campo, garantindo a redução dos custos operacionais e criando novas oportunidades de emprego para as mulheres”,enfatizou.
Ascom Sistema Faeb/Senar