Sistema FAEB

Senar Bahia elabora itinerário formativo da fruticultura para formação inicial e continuada

Com o apoio e coordenação do Senar Central, as regionais da Bahia e Pernambuco reuniram diversos segmentos da cadeia produtiva da fruticultura para elaboração de itinerário de possibilidades formativas no âmbito da Formação Inicial e Continuada, com olhar para aprendizagem rural. O programa formativo é flexível e modularizado, concebido dentro dos princípios de favorecer a construção progressiva da competência e da capacidade de transferência de conhecimentos.

O encontro ocorreu no Centro de Excelência em Fruticultura, localizado na cidade de Juazeiro e contou com a participação da Superintendente do Senar Bahia Carine Magalhaes e a Diretora do Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do Senar Central, Andrea Barbosa.

A Superintendente do Senar Bahia ressaltou a importância do Centro de Excelência na capacitação do produtor e do trabalhador rural. “O Centro surge na região do Vale do São Francisco por ser um local altamente promissor na produção de fruticultura. Em cada hectare produtivo temos a geração de dois a cinco postos de trabalho. Então, o Senar chega para profissionalizar essa mão de obra e fortalecer ainda mais a produção da região, e de todo o Brasil, já que o Centro está apto a atender pessoas de todos os estados”, afirmou.

O trabalho de elaboração do itinerário formativo da fruticultura para formação inicial e continuada começou com a Formação do Comitê Técnico Regional, constituído por representantes de empregadores, sindicatos, universidades, produtores rurais, instrutores que atuam nas duas regionais e técnicos.

Após elaboração do perfil profissional, deu-se início a preparação da equipe para desenvolvimento da Organização Curricular. Posterior conclusão desse trabalho, o aluno poderá escolher entre diferentes possibilidades de educação profissional, que irão desde a formação inicial até o curso técnico em fruticultura, possibilitando-o planejar sua carreira de acordo com as demandas de um mercado de trabalho em constante mutação.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress