Um dos meios mais eficazes de obter um produto fora de sua sazonalidade, a armazenagem de grãos é um dos processos mais importantes da produção, especialmente no Oeste baiano, uma das maiores regiões produtivas do Brasil e onde a safra de grãos terá aumento de quase 10% em 2022.
Para suprir uma demanda regional e capacitar a mão de obra, um curso inédito na região realizado pelo Senar, por intermédio do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, foi oferecido a 15 profissionais que se especializarão na atividade.
A utilização de silos para armazenagem é uma alternativa viável para os produtores que desejam manter o controle sobre o que está sendo produzido e garantir a qualidade do produto final. Em síntese, esse processo envolve uma sequência de operações como limpeza, secagem, tratamento fitossanitário, transporte, classificação, entre outros. Logo, ter profissionais capacitados para essa atividade é imprescindível e uma demanda sempre presente nas propriedades.
A função exige que o profissional lide com situações adversas, e a segurança nos procedimentos é o mais importante.
O curso teve carga horária de 40 horas e aconteceu na Fazenda Orquídeas, em Luís Eduardo Magalhães.
No conteúdo programático, temas que vão desde legislação específica para trabalho em altura e em espaços confinados, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos, até a funcionalidade e os aspectos ligados aos produtos armazenados.
De acordo com o instrutor do habilitado pelo Senar, Mateus Santos, ainda existe uma grande deficiência na formação de profissionais capacitados a operar silos no Brasil. “Esta capacitação aborda um amplo leque de assuntos, sendo parte do conteúdo ministrada dentro do próprio silo, isso ajuda a compreensão do conteúdo”, afirmou.
Com informações do Agro Bahia
Fonte: ASCOM Sistema Faeb/Senar