Sistema FAEB

Senar Bahia leva, pela primeira vez, curso de operadores de silo ao oeste da Bahia

Senar Bahia leva, pela primeira vez, curso de operadores de silo ao oeste da Bahia

Um dos meios mais eficazes de obter um produto fora de sua sazonalidade, a armazenagem de grãos é um dos processos mais importantes da produção, especialmente no Oeste baiano, uma das maiores regiões produtivas do Brasil e onde a safra de grãos terá aumento de quase 10% em 2022.Para suprir uma demanda regional e capacitar a mão de obra, um curso inédito na região realizado pelo Senar, por intermédio do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, foi oferecido a 15 profissionais que se especializarão na atividade. 

A utilização de silos para armazenagem é uma alternativa viável para os produtores que desejam manter o controle sobre o que está sendo produzido e garantir a qualidade do produto final. Em síntese, esse processo envolve uma sequência de operações como limpeza, secagem, tratamento fitossanitário, transporte, classificação, entre outros. Logo, ter profissionais capacitados para essa atividade é imprescindível e uma demanda sempre presente nas propriedades.A função exige que o profissional lide com situações adversas, e a segurança nos procedimentos é o mais importante.O curso teve carga horária de 40 horas e aconteceu na Fazenda Orquídeas, em Luís Eduardo Magalhães.

No conteúdo programático, temas que vão desde legislação específica para trabalho em altura e em espaços confinados, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos, até a funcionalidade e os aspectos ligados aos produtos armazenados.De acordo com o instrutor do habilitado pelo Senar, Mateus Santos, ainda existe uma grande deficiência na formação de profissionais capacitados a operar silos no Brasil. “Esta capacitação aborda um amplo leque de assuntos, sendo parte do conteúdo ministrada dentro do próprio silo, isso ajuda a compreensão do conteúdo”, afirmou.Com informações do Agro Bahia

Fonte: ASCOM Sistema Faeb/Senar

Posts Relacionados

plugins premium WordPress