Sistema FAEB

Senar Bahia realiza 1º Seminário de Equideocultura na Fenagro 2024

Foi realizado na última terça-feira (3) o 1º Seminário de Equideocultura do Senar Bahia, durante a 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. O evento reuniu criadores, gestores, profissionais, acadêmicos e entusiastas para discutir os principais desafios e oportunidades no mercado de cavalos.

Durante a abertura, a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, destacou a missão da instituição de levar educação, Promoção Social e assistência técnica ao campo, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais. Ela também enfatizou a aproximação crescente do Senar com o setor equestre, refletindo o compromisso com a expansão de oportunidades para criadores e profissionais ligados à criação e manejo de equinos.

Carine apresentou, ainda, o Centro de Excelência em Zootecnia com ênfase em Equideocultura, em fase de implantação em Feira de Santana, com previsão de inauguração em 2025. O centro oferecerá cursos e capacitações gratuitos para jovens, produtores e trabalhadores rurais, sendo um polo de referência na formação profissional visando a qualificação de mão de obra para atender às demandas do mercado local e nacional.

A coordenadora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Bahia, Gabrielle Borges, e o gestor do programa, Leonardo Paulino, realizaram uma apresentação sobre a Comissão Nacional de Equideocultura da CNA, destacando a atuação no setor, a importância da parceria entre as entidades, e as perspectivas de ações para 2025.

Entre os palestrantes convidados, Daniel Ottoni, da Connect Horse, referência nacional em consultoria e treinamentos na área equestre, trouxe insights valiosos sobre gestão estratégica de pessoas e liderança em haras e centros de treinamento equestre.

Encerrando a programação, Carlos Braun, do CAU Centro de Treinamento, e Lucas Lira, proprietário e gestor do Haras e Centro de Treinamento Baixa Funda, participaram de uma mesa-redonda sobre Gestão e Posicionamento de Mercado de Haras e Centros de Treinamento Equestre, compartilhando suas experiências na gestão e manejo de cavalos de alta performance das raças Mangalarga Marchador e Quarto de Milha.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress