Sistema FAEB

SENAR BAHIA realiza aula inaugural do Curso de Técnico em Agronegócio em Salvador

No total, são 40 alunos da primeira turma do Curso de Técnico em Agronegócio, em Salvador, o dobro do previsto incialmente. O número de vagas aumentou devido a grande demanda que surgiu durante a etapa de inscrição. Foram mais de 400 inscritos, uma disputa média de 10 candidatos por vaga. “Vocês passaram por um difícil processo seletivo. Superaram centenas de candidatos. Agora, têm uma grande oportunidade de adquirir conhecimento de ponta, em uma instituição qualificada e séria. Aqui, no SENAR BAHIA, vocês sairão qualificados e prontos para atuar na área de gestão e produção agropecuária. Aproveitem ao máximo a potencialidade do setor”, pontuou a superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães, durante a aula inaugural do curso, no último sábado, 10, na sede do SENAR BAHIA, na capital baiana.

A coordenadora pedagógica do SENAR BAHIA, Daniela Lago, apresentou o curso e a metodologia aos novos alunos. “Serão dois anos de formação, sendo 80% da capacitação à distância. Os 20% restantes acontecem de forma presencial. Todos vocês receberão certificados do SENAR reconhecido pelo MEC”. 

O curso atraiu perfis variados de profissionais e idades. Leonardo Santos tem 18 anos e está no primeiro semestre do curso de Engenharia de Computação. Ele nunca teve nenhuma ligação com o setor agropecuário e vê na formação uma oportunidade de se inserir no segmento. “Eu tenho muito interesse em atuar no agronegócio, que é uma área bastante promissora. Eu quero associar o curso que faço atualmente, de engenharia, com esse novo conhecimento, porque tem muita tecnologia surgindo em relação ao agro, e sem dúvida, ainda tem muito por vir”. 

Já Ícaro Sanches, de 25 anos, possui conhecimento na área. Ele é engenheiro agrônomo e mora em Salvador. “É uma grande oportunidade de capacitação e conhecimento para meu currículo. Fiquei muito feliz ao ser aprovado, já que é difícil ter um curso na área do setor agro aqui na capital. Com certeza isso agregará muito ao meu currículo”, pontuou. 

Já dona Maria Luiza Teixeira, tem 61 anos. Trinta minutos antes início da aula, ela já estava na sala. “Minha família disse que parece que estou indo para o primeiro dia de aula na escola. Até caderno novo eu comprei”, disse, bastante empolgada. Dona Maria é técnica em Química, mas tem uma forte ligação com o campo. Nasceu no distrito de Afligidos, em São Gonçalo dos Campos, interior da Bahia. “Minha família sempre tirou o sustento da roça. Eu vim pra Salvador estudar, e sobrevivia com o dinheiro que vinha do campo. Ter a oportunidade de me reaproximar disso é muito bom”, ponderou.

A jornalista Georgina Maynart, repórter da TV BAHIA (Rede Globo), que atua principalmente com reportagens do setor agro, também é uma das alunas do curso em Salvador. “Eu sou de Paripiranga, que é uma região agrícola no interior da Bahia. Acabei me afastando do setor por muitos anos, quando vim pra Salvador fazer faculdade de jornalismo e comecei a trabalhar. Mas, nos últimos quatro anos com o núcleo especial de agropecuária da TV BAHIA, estou me dedicando mais ao jornalismo agrícola e tenho sentido a necessidade de aprender sempre mais, já que o segmento é extremamente dinâmico, principalmente aqui na Bahia, que tem uma produção tão diversificada”. 

Atualmente são 260 alunos do Curso de Técnico em Agronegócio em todo o Estado, nos Polos de Gandu, na região do Baixo Sul; Luís Eduardo Magalhães, no Oeste; e, agora, em Salvador e também em Senhor do Bonfim. A primeira turma do curso será concluída no fim deste ano, com alunos do Polo de Luís Eduardo Magalhães.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress