Sistema FAEB

SENAR BAHIA realiza seminário sobre palma forrageira em Dia de Campo do ABC Cerrado na região oeste

Uma das palestras mais concorridas sobre palma forrageira, ministrada pelo engenheiro agrônomo, especialista no assunto Paulo Suassuna, chega ao oeste baiano. O Seminário de palma forrageira, alternativa na conservação dos solos é gratuito, e acontece nos municípios de Ibotirama (01/08), São Félix do Coribe (02/8), Serra do Ramalho (03/8) e Wanderley (04/8). Já são mais de 400 pré-inscrições para participar do evento.

Ação do Programa ABC Cerrado, o seminário acontece nos municípios das 9h às 12h, quando será realizada a abordagem teórica, com o tema “A tecnologia do cultivo intensivo da palma”, e das 14h às 17h é a parte prática, sobre os “Fundamentos da tecnologia do cultivo intensivo da palma”.

Em Ibotirama a palestra acontece na Câmara dos Vereadores do município. Já em São Félix do Coribe, será realizada no auditório do Colégio Municipal Ângelo Braga. Seguindo para Serra do Ramalho o seminário acontece no Centro Cultural Luís Eduardo Magalhães e encerra em Wanderlei, no auditório da Câmara Municipal. Os produtores interessados em participar podem procurar os sindicatos dos Produtores Rurais das cidades.

O instrutor do ABC Cerrado Bahia, Danilo Alves Pereira, chama a atenção para importância do tema e fala sobre o cultivo da palma na conservação dos solos. “Na manutenção da qualidade dos solos o plantio da palma é feito através de sistema de baralho simples e baralho duplo em curvas, nas áreas com declividade mediana, onde já estejam ocorrendo os primeiros sinais de erosão no solo (estágio de degradação 3), funcionando como uma barreira que faz a contenção das partículas do solo, e impede o aumento dos processos erosivos. Ao mesmo tempo provoca um pequeno acúmulo de matéria orgânica nas entrelinhas de plantio da cactácea", explicou o instrutor.

No Estado as ações do Programa ABC Cerrado são operacionalizadas pelo SENAR BAHIA, especificamente em municípios do bioma cerrado, com capacitações técnicas voltadas para recuperação de pastagens degradadas, nas quais são abordados temas como definição da textura do solo; definição do declive do terreno; marcação do terraço em nível; auxilio na infiltração da água e proteção do solo.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *