Sistema FAEB

Senar Bahia recebe Comitê Nacional de Zootecnia para discutir implantação de curso técnico em Feira de Santana

Durante dois dias foram debatidos aspectos técnicos e pedagógico da trilha formativa

O Sistema Faeb/Senar recebeu a visita do Comitê Técnico Nacional de Zootecnia do Senar Central para iniciar as discussões sobre implantação do curso presencial que será ofertado no Centro de Excelência em Zootecnia que está sendo construído em Feira de Santana.

O anfitrião, Humberto Miranda, destacou a importância da formação de delegação de especialistas. “A ideia é ouvir todos os atores envolvidos nesse processo: do acadêmico ao técnico de assistência técnica, passando pelo produtor rural. Só assim, com uma visão ampla, moldaremos um curso personalizado que atenda a todas as vertentes do mercado, com boa empregabilidade, mas também que possibilite ao aluno poder empreender na área”, pontuou.

A primeira reunião do Comitê, formado por colaboradores das entidades, consultores pedagógicos, produtores rurais, coordenadores de ATeG e representantes de entidades de ensino ocorreu quarta e quinta-feira, pautada na elaboração do conteúdo programático do curso técnico em zootecnia com ênfase em equinos, para suprir uma demanda reprimida da região. “Esse é um pontapé inicial fundamental do ponto de vista pedagógico, porque a missão do comitê é definir o perfil do profissional que será formado no Centro. Para isso, estamos ouvindo uma equipe eclética para entender a necessidade do mercado local, mas também para formar profissionais aptos a atuarem em todo o Brasil”, avaliou o diretor de Inovação do Senar Central, André Sanches.

O conteúdo programático do curso deve conter aspectos técnicos e gerenciais, o que agradou muito o criador de cavalos Éder Rezende, presidente do Sindicato Rural de Itapetinga e membro do Comitê. “É bom se pensar em um curso que mescle os conhecimentos teóricos dos acadêmicos, mas também que ouça a sabedoria de quem vive o dia a dia da atividade, sentindo na pele as dores da falta de mão de obra capacitados para nos atender. Esse é o grande diferencial do que estamos propondo aqui”.

Além das discussões técnicas, o comitê encerrou a missão com uma visita ao Parque de Exposições João Martins, em Feira de Santana, local onde está sendo construído o Centro de Excelência em Zootecnia. “Foram dois dias bastante produtivos e não poderíamos deixar de vim in loco onde está sendo construído o Centro de Excelência. A expectativa é que daqui a um ano estaremos novamente aqui para inaugurar esse equipamento que dará a sua contribuição para o aprimoramento do trabalho do agro na Bahia e no Brasil, com várias ofertas do Senar, com ênfase no curso que discutimos a concepção da trilha formativa nesses dois dias. Será um curso diferenciado que vai reunir toda expertise do Senar nos seus mais de 30 anos de atuação”, avaliou a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.

Atualmente o Senar Central tem três Centros de Excelência em funcionamento: o de cafeicultura, em Varginha, Minas Gerais; o de bovinocultura de corte, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul; e o de fruticultura, em Juazeiro, na Bahia. Outros três estão sendo construído, sendo o de zootecnia em Feira de Santana.

Com uma diversidade produtiva, a Bahia é o único estado brasileiro a sediar dois centros destinados a duas importantes cadeias.

Ascom Faeb/Senar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress