O mais novo Centro de Capacitação Regional do Senar, em Miguel Calmon, foi inaugurado nesta segunda-feira (16). A unidade anexa ao Parque de Exposições da cidade, na Av. João Sahagun, vai atender todos os municípios da região, com a oferta de cursos de capacitação e técnicos do Senar, ações voltadas para produtores rurais, além de outras atividades gratuitas.
A cerimônia de inauguração foi iniciada com o ato simbólico de corte de faixa e, logo após, o descerramento da placa de inauguração. Posteriormente, os mais de 200 convidados se dirigiram ao auditório, onde a cerimônia de inauguração teve continuidade, com a mesa formada pelo presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda; o presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins; o diretor-geral do Senar Central, Daniel Carrara; o prefeito da cidade, José Ricardo Requião (Caca), o superintendente do Mapa na Bahia, Fábio Rodrigues.
Também participaram da cerimônia, a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; o superintendente adjunto, Edmundo Franco; os diretores da Faeb, Guilherme Moura e Rui Dias, a gerente geral e o assessor jurídico da Faeb, Fernanda Fernandes e Carlos Bahia. Prefeitos e secretários de municípios da região também fizeram parte do ato solene na noite desta segunda-feira, além de outras autoridades da região.
Centro de Capacitação Regional Miguel Calmon | Fortalecimento da região
A agropecuária é um dos setores que mais emprega e também o que mais demanda mão de obra qualificada. Com o novo centro, moradores de municípios como Jacobina, Piritiba, Morro do Chapéu, Tapiramutá, Várzea Nova, entre outros, vão ganhar um forte aliado para a formação profissional. Além de capacitações e assistência técnica, a unidade vai oferecer gratuitamente duas opções de cursos técnicos nas áreas de agricultura, e zootecnia, habilitando profissionais para atuarem nas diferentes cadeias produtivas e ajudando a sanar um dos principais gargalos do segmento agro produtivo.
“Eu sou do tempo que tínhamos que sair de Miguel Calmon em busca de formação e emprego. Hoje esse equipamento vai oferecer capacitação técnica de qualidade e gratuita para milhares de pessoas de toda a região. Sempre defendi que o Brasil só vai mudar de verdade quando essa transformação começar nos municípios. E é isso que estamos fazendo aqui”, pontuou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, também destacou a importância do Sistema para a formação profissional e para a produção de alimentos no Brasil. “Hoje a informação circula com uma velocidade muito rápida, com dinamismo surpreendente. No nosso Sistema não poderia ser diferente. Estamos formando mais de 7 mil técnicos por ano em todo o país, prontos para ajudar o Brasil, que virou o grande celeiro de produção de alimentos do mundo. E aqui vamos dar continuidade a esse trabalho de fortalecer o agro com conhecimento”.
Já o prefeito de Miguel Calmon, José Requião, ressaltou o trabalho do Senar no município. “Há muitos anos que essa parceria tem transformado a nossa realidade, desde o Programa Despertar, atendendo crianças das escolas municipais até o Pró-Senar Leite, que transformou a pecuária de Miguel Calmon. Esse Centro é mais uma etapa dessa transformação.”
Inscrições cursos técnicos Miguel Calmon
As inscrições para os dois cursos técnicos que serão oferecidos no Centro de Capacitação Regional de Miguel Calmon abrem inscrições a partir do dia 25/12 e poderão ser realizadas até o dia 17 de janeiro gratuitamente, através do site etec.senar.org.br. Para se inscrever, os interessados precisam ser maiores de 18 anos de idade e terem concluído o ensino médio.
Além dos cursos gratuitos, a estrutura do novo centro também vai receber seminários, reuniões e eventos em geral, envolvendo temas referentes ao agro. As instalações da nova estrutura envolvem salas de aula, auditório para aproximadamente 100 pessoas, laboratório de informática, salas de reunião e estudo, e um laboratório de processamento de laticínios.
Além de Miguel Calmon, o Senar possui centros de capacitação em Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Gandu, Itamaraju, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Irecê. Outra unidade está sendo construídas em Itapetinga, com o objetivo de fortalecer e potencializar a atuação no campo.