O Programa de Aprendizagem Profissional tem por objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho, através de programação elaborada nos termos da Lei 10.097 / 00.
Nascido da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, o Projeto Cidadania Rural tem como objetivo divulgar, informar, disseminar e orientar o “homem rural” sobre a legislação previdenciária específica para o setor, promovendo assim a inclusão social do cidadão rural pelo pleno exercício de seus direitos e deveres, na condição de usuário ou beneficiário da Previdência Social e do SENAR.
O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR-AR/BA, implantado em abril de 2005, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.
Através do Projeto Campo Futuro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a FAEB e outras Federações de Agricultura e Pecuária do país, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, realizam o levantamento e acompanhamento de dados econômico-financeiros de importantes produtos da agropecuária com o objetivo de gerar informações para administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
Visando contribuir com a melhoria de vida e saúde integral das mulheres do meio rural com a intenção de sensibilizar e proporcionar autonomia para escolhas corretas, a fim de promover a saúde física e mental, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva, o Senar realiza o Programa Saúde da Mulher.
Reconhecendo a necessidade de contribuir com ações de atenção integral ao homem do meio rural, que possibilite a compreensão da realidade singular masculina dentro do seu contexto sociocultural e político-econômico, promovendo informações que auxiliem no aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis nessa população, o Senar vem realizando o Programa Saúde do Homem
Liderado pelo Mapa, o AgroNordeste é desenvolvido em parceria com órgãos vinculados à pasta e instituições como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.
O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do FIP – Paisagens Rurais, que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.
O AGROUP é uma Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio que está sendo executado em cinco estados brasileiros (Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais), um em cada região, conectando os diversos atores e parceiros, inteligência analítica, criativa e visão empreendedora, para contribuir ativamente com a transformação tecnológica no campo, por meio da identificação das reais necessidades dos produtores rurais e da busca de soluções.
O programa Senar para Elas tem o objetivo de fortalecer a participação das mulheres, contribuindo para uma maior representatividade feminina no setor agropecuário.
Podem participar do Programa de Aprendizagem do Senar Bahia, jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. É dada preferência aos jovens de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural.
O programa é realizado em parceria com empresas e produtores rurais que se enquadram na legislação no que diz respeito à obrigação de contratação de aprendizes, devendo haver assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e Contrato de Aprendizagem por tempo determinado, não podendo ultrapassar dois anos.
Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Os resultados são gratificantes, principalmente que grande parte dos jovens estão descobrindo sua vocação, que pode estar atrelada ou não a sua formação.
CURSOS
(Fonte: CONAP)
Perfil de Fromação Profissional:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; auxiliam na organização de documentos e arquivos.
Carga Horária | ||
Total | Teoria | Prática |
960 | 480 | 480 |
Perfil de Fromação Profissional:
Realizam tratos culturais em fruticultura; preparam solo e plantam espécies frutíferas; produzem mudas e sementes.
Colhem, beneficiam e acondicionam frutas e frutos. Auxiliam na irrigação das plantações.
Carga Horária | ||
Total | Teoria | Prática |
960 | 480 | 480 |
Perfil de Fromação Profissional: Produzem mudas e sementes, preparam o solo para plantio, irrigam o solo, adubam e aplicam agrotóxicos nas covas, mudas e sementes.
Manejam áreas de cultivo, colhem, embalam, armazenam e comercializam os produtos
Carga Horária | ||
Total | Teoria | Prática |
960 | 480 | 480 |
Perfil de Fromação Profissional:
Produzem mudas, realizam manutenção de plantas a partir do conhecimento dos mecanismos de desenvolvimento das plantas, sua nutrição e as diferenças entre as espécies florestais.
Controlam pragas e realizam tratos culturais. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente.
Carga Horária | ||
Total | Teoria | Prática |
800 | 400 | 400 |
Perfil de Fromação Profissional:
Acompanham as supervisões diretamente de uma equipe de trabalhadores agropecuários em sua lida no campo e tratos culturais; auxiliam o planejamento das atividades e controle de qualidade e produtividade agropecuária.
Carga Horária | ||
Total | Teoria | Prática |
800 | 400 | 400 |
Perfil de Fromação Profissional:
Plantam, executam tratos culturais e colhem gramíneas.
Preparam mudas e insumos condicionando o solo para tratamento da cultura. Executam a operação e a manutenção de máquinas
Carga Horária | ||
Total | Teoria | Prática |
960 | 480 | 480 |
Perfil de Fromação Profissional:
Produzem mudas e sementes.
Preparam o local adequado para plantio e adubação. Efetuam tratos culturais. Controlam as principais pragas. Auxiliam na irrigação. Realizam a colheita e após-colheita do produto final.
Carga Horária | ||
Total | Teoria | Prática |
960 | 480 | 480 |
Instruções para encaminhamento de solicitações de vagas do Programa Jovem Aprendiz AQUI
Municípios atendidos pelo Jovem Aprendiz |
Barreiras |
Casa Nova |
Curaçá Correntina/Rosário |
Eunápolis |
Ibicoara |
Itamaraju |
Juazeiro |
Luis Eduardo Magalhães |
Medeiros Neto |
Mucugê |
Nova Viçosa |
Rio Real |
Sátiro Dias |
Teixeira de Freitas |
Se você quiser participar dos programas do SENAR BAHIA, procure o Sindicato dos Produtores Rurais da sua região ou entre em CONTATO!
Instruções para encaminhamento de solicitação de vagas do Programa Jovem Aprendiz
IMPORTANTE:
O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR-AR/BA, implantado em abril de 2005, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.
O Programa Despertar é realizado em parceria entre o SENAR-AR/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais.
ATENDIMENTO DO PROGRAMA
Em 2019, o Programa Despertar envolveu 72 municípios da Bahia e 1086 escolas do campo. O Despertar promoveu a educação continuada para 7.258 professores, atendeu diretamente 110.877 alunos. Em 2020 está atendendo a 70 municípios, 1107 escolas, 6.792 professores e 107.523 alunos. O Senar/BA atende indiretamente através do Programa Despertar à aproximadamente 300 mil habitantes do meio rural.
MUNICÍPIOS ATENDIDOS
Núcleo 1
Ipiaú
Itagibá
Jequié
Poções
Ubatã
Boa Nova
Maracás
Barra do Rocha
Núcleo 2
Itapebi
Medeiros Neto
Itabela
Belmonte
Santa Luzia
Porto Seguro
Núcleo 3
Ibicui
Iguaí
Itororó
Macarani
Núcleo 4
Ipirá
Miguel Calmon
Mundo Novo
Piritiba
Pintadas
Caldeirão Grande
Ourolândia
Núcleo 5
Nazaré
Ituberá
Teolândia
Gandu
Santo Antônio de Jesus
Taperoá
Nova Ibiá
Núcleo 6
Barra da Estiva
Ibicoara
Mucugê
Palmeiras
Bonito
Seabra
Itaberaba
Boa Vista Do Tupim
Núcleo 7
Araci
Teofilândia
Valente
Riachão Do Jacuipe
Santo Amaro
Santo Estevão
Cruz Das Almas
Serrinha
Muritiba
Núcleo 8
Bom Jesus Da Lapa
Lem
Cotegipe
Wanderley
Correntina
Barreiras
Núcleo 9
Andorinha
Quixabeira
Senhor Do Bonfim
Casa Nova
Sento Sé
Antônio Gonçalves
Campo Formoso
Juazeiro
Núcleo 10
Ilhéus
Canavieiras
Uruçuca
Coaraci
Barro Preto
Buerarema
Ibicarai
METODOLOGIA DO PROGRAMA
A metodologia do Programa Despertar, baseada na Pedagogia por Projeto em Educação socioambiental, com ênfase na pesquisa, e tem respaldo na Metodologia Freiniana “Aprender a fazer fazendo”, preconizada pelo SENAR. Assim, o trabalho da educação contextualizada supõe um itinerário pedagógico que parte do conhecimento da realidade do estudante, problematiza essa realidade e organiza novos saberes, os quais amparam o processo de transformação da realidade e respaldam a metodologia do Senar/Despertar.
TEMA DO ANO
Todo o ano o Programa Despertar tem um tema gerador e transversal para trabalhar e incentivar a elaboração dos projetos socioambientais das escolas. Dessa forma, é possível garantir o uso dos Temas Contemporâneos Transversais e Integradores, promovendo a reflexão e a expressão de conceitos e valores básicos para a democracia e cidadania, trabalhados de modo coordenado e contextualizado. Assim, em 2019, o Programa Despertar elegeu o tema: “Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo”. Para o ano de 2020 foi mantido o mesmo tema de 2019, porém, com foco em ações voltadas à “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”.
A escolha do tema demonstra a importância do estudo das cadeias produtivas locais, o papel do produtor rural na produção dos alimentos que chegam a nossa mesa, o uso da tecnologia no campo e as práticas sustentáveis de agricultura e pecuária, além da valorização das comunidades campesinas e a promoção do empreendedorismo no campo.
AÇÕES REALIZADAS
No Programa Despertar muitas ações são realizadas pelos municípios sem a contrapartida do SENAR. As ações são planejadas no Plano de Ação da Coordenação Municipal nos 6 eixos estratégicos cujas ações são executadas pelas escolas.
Eixos Estratégicos:
MATERIAL DIDÁTICO
Os materiais instrucionais do Programa Despertar são elaborados para professores e estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Todos os materiais são elaborados com o objetivo de contribuir para as reflexões sobre a Educação Socioambiental em sala de aula. Os materiais didáticos possuem ícones elaborados especialmente para o programa e que proporciona a contextualização local, a pesquisa e a promoção de reflexões acerca da temática discutida. Os personagens do Programa contidos no material didático contribuem para a interação dos estudantes e foram escolhidos para atender a diversidade, a questão de gênero e as características dos estudantes da Bahia.
AGENTE DESPERTAR
O Agente Despertar é uma ação de Protagonismo Infanto-Juvenil cujo objetivo é a formação de novas lideranças nas escolas do campo. As escolas participantes do Programa Despertar devem promover eleições com alunos do 3º ao 9º ano que queiram se candidatar, trabalhando questões relacionadas à Ética, Cidadania, Direitos e Deveres, Estatuto da Criança e do Adolescente, utilizando como referência a Cartilha do Agente Despertar. Após a eleição e posse, os agentes elaboram um Plano de Ação para organizar as atividades a serem realizadas, participam de encontros de Educação Ambiental nos municípios e se evolvem ativamente nos projetos de Educação Socioambiental elaborado pelas escolas e comunidades rurais. Atualmente temos 1107 Agentes Despertar eleitos pelo voto direto nas escolas do Programa Despertar
CONCURSO ESTADUAL
O Senar/BA realiza anualmente o Concurso Regional nas categorias Desenho, Produção Textual, Produção de Vídeo (Agente Despertar), Esperiência Pedagógica do Professor e Portfólio do Coordenador Municipal, valorizando as melhores práticas e trabalhos desenvolvidos pelos municípios atendidos.
VENCEDORES – CATEGORIA DESENHO
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
ANA LIZ ARAÚJO DOS SANTOS | JEQUIÉ |
ARTHUR GOMES SAMPAIO | MIGUEL CALMON |
DANIEL ROCHA REIS FILHO | POÇÕES |
HAMAN MORAIS LEAL | IGUAÍ |
ISRAEL SANTOS ARAÚJO | MEDEIROS NETO |
VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE TEXTO – 4º E 5º ANOS
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
DAVID DA SILVA BRITO | POÇÕES |
SARAH CRISTINA MEIRA OLIVEIRA | BONITO |
SOFIA DE ALMEIDA SANTANA | ITAGIBÁ |
TAIAN SALES NICACIO | JEQUIÉ |
YURE HENRY ALMEIDA RIBEIRO | GANDU |
VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º AO 9º ANOS
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
AILLA JANESSA SANTOS LIMA | OUROLÂNDIA |
EVELI CAROLINA REIS | TEOLÂNDIA |
GABRIEL DAS NEVES OLIVEIRA | BARRA DA ESTIVA |
NAIARA GONÇALVES NASCIMENTO | POÇÕES |
STEFANNY SOUZA DA SILVA | MIGUEL CALMON |
VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE VÍDEO/ AGENTE DESPERTAR – 3º AO 5º ANOS
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
ANA CLARA NERY DE SOUZA | MIGUEL CALMON |
LAIANE JESUS BARRETTO | BOA VISTA DO TUPIM |
MAGNO SILVA DOS SANTOS | VALENTE |
MONICK STÉFANE LIMA OLIVEIRA | RIACHÃO DO JACUÍPE |
PALOMA CAETETÉ DE SOUZA | POÇÕES |
VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE VÍDEO/ AGENTE DESPERTAR – 6º AO 9º ANOS
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
ANA LUIZA LIMA DE ALMEIDA | RIACHÃO DO JACUÍPE |
MICHAEL SANTOS FERREIRA | SENHOR DO BONFIM |
MISLENE RIBEIRO DA SILVA | POÇÕES |
OSENILDO BRITO DE SOUZA | COTEGIPE |
THIERRY REIS DE OLIVEIRA | MIGUEL CALMON |
VENCEDORES – CATEGORIA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
PROFESSOR | MUNICÍPIO |
CARMELINA GONÇALVES DO NASCIMENTO | MIGUEL CALMON |
CLAUDIA GEANE DOS SANTOS CARNEIRO | RIACHÃO DO JACUÍPE |
CRISLANE GALVÃO NOVAES | MUCUGÊ |
DEUSDELIA DA SILVA NOVAIS EVANGELISTA | POÇÕES |
REINIVALDO ARAÚJO LIMA | VALENTE |
VENCEDORES – CATEGORIA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Municípios com maior número de Experiências Pedagógicas válidas
MUNICÍPIO | Nº DE EXPERIÊNCIAS |
MUCUGÊ | 14 |
JUAZEIRO | 13 |
VENCEDORES – CATEGORIA PORTFÓLIO DO COORDENADOR
MUNICÍPIO | COORDENADOR |
ITORORÓ | MARIA NEUSA MOREIRA SILVA |
MIGUEL CALMON | CAMILA CARVALHO DE ARAÚJO |
POÇÕES | RAFAEL FREITAS BRITO |
RIACHÃO DO JACUÍPE | PAULA FRANCE OLIVEIRA MASCRENHAS |
VALENTE | NADJA SILVA DOS SANTOS URÂNIA R. MAGALHÃES |
O levantamento das informações é realizado por meio de painéis que acontecem nas principais regiões produtoras e consistem reuniões técnicas em determinado município produtor, com a participação de produtores, técnicos e representantes de lojas de insumos para definição de uma propriedade modal na região.
Após a realização dos painéis, as informações são atualizadas mensalmente pelas instituições parceiras e reunidas trimestralmente em um boletim técnico, denominado Ativos do Campo.
Os eventos são realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeituras Locais, com a contribuição das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura, Meio Ambiente e outras. São oferecidos diversos serviços gratuitamente, tais como: palestras, exames de Papanicolau, vacina, testes rápidos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas com médicos clínicos, ginecologista, oftalmologista, odontologista, psicólogos, nutricionistas, espaço beleza e bem estar da mulher, espaço criança, distribuição de mudas e cestas, dentre outros.
OBJETIVO
Criar oportunidades de educação e informação para a promoção da saúde preventiva e integral da mulher rural.
PÚBLICO ALVO
Mulheres rurais em idade sexual ativa e que estão com seu exame atrasado há mais de 02 (dois) anos ou que nunca realizaram o Exame Papanicolau.
RESULTADOS – ANOS ANTERIORES
2010 – 3135 Exames de Papanicolau
2012 – 1508 Exames de Papanicolau
2015 – 828 Exames de Papanicolau
2016 – 1370 Exames de Papanicolau
2017 – 976 Exames de Papanicolau
2018 – 746 Exames de Papanicolau
2019 – 902 Exames de Papanicolau
LISTA DE MUNICÍPIOS QUE JÁ PARTICIPARAM
Andorinha
Araci
Barra do Rocha
Barreiras
Belmonte
Buerarema
Caatiba
Campo Formoso
Casa Nova
Coaraci
Conceição do Coité
Euclides da Cunha
Eunápolis
Firmino Alves
Guaratinga
Ibicoara
Ibirapitanga
Iguai
Ipirá
Iraquara
Itabela
Itaberaba
Itagibá
Itaju do Colônia
Itamaraju
Itambé
Itanhém
Itapetinga
Itarantim
Itororó
Jequié
Jucuruçu
Lajedão
Lem
Macajuba
Medeiros Neto
Miguel Calmon
Mucuri
Mundo novo
Mutuípe
Nazaré
Nova Canaã
Nova Ibiá
Nova Redenção
Piritiba
Poções
Riachão do Jacuípe
Santa Luzia
Santo Amaro
Seabra
Senhor do Bonfim
Serrinha
Serrolândia
Teofilândia
Tucano
Uruçuca
Valente
Wanderley
Wenceslau Guimarães
Os eventos são realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeituras Locais, com a contribuição das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura, Meio Ambiente e outras. São oferecidos diversos serviços gratuitamente, tais como: palestras, exames de PSA, Concultas Urológicas, vacina, testes rápidos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas com médicos clínicos, ginecologista, oftalmologista, odontologista, psicólogos, nutricionistas, espaço beleza e bem estar da mulher, espaço criança, distribuição de mudas e cestas, dentre outros.
OBJETIVO
Criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem rural.
PÚBLICO ALVO
Produtores e trabalhadores rurais com idade de 45 a 80 anos (para realização de exames) que nunca tenham feito ou estejam com o exame PSA atrasado, há pelo menos dois anos.
RESULTADOS – ANOS ANTERIORES
2012 – 1651 Exames de PSA
2015 – 1979 Exames de PSA
2016 – 2983 Exames de PSA/ 2104 Consultas Urológicas
2017 – 1095 Exames de PSA/ 1926 Consultas Urológicas
2018 – 1824 Exames de PSA/ 1691 Consultas Urológicas
2019 – 1825 Exames de PSA/ 1591 Consultas Urológicas
LISTA DE MUNICÍPIOS QUE JÁ PARTICIPARAM
Andorinha
Araci
Barra do Rocha
Barreiras
Belmonte
Buerarema
Caatiba
Campo Formoso
Casa Nova
Coaraci
Conceição do Coité
Euclides da Cunha
Eunápolis
Firmino Alves
Guaratinga
Ibicoara
Ibirapitanga
Iguai
Ipirá
Iraquara
Itabela
Itaberaba
Itagibá
Itaju do Colônia
Itamaraju
Itambé
Itanhém
Itapetinga
Itarantim
Itororó
Jequié
Jucuruçu
Lajedão
Lem
Macajuba
Medeiros Neto
Miguel Calmon
Mucuri
Mundo novo
Mutuípe
Nazaré
Nova Canaã
Nova Ibiá
Nova Redenção
Piritiba
Poções
Riachão do Jacuípe
Santa Luzia
Santo Amaro
Seabra
Senhor do Bonfim
Serrinha
Serrolândia
Teofilândia
Tucano
Uruçuca
Valente
Wanderley
Wenceslau Guimarães
O programa foi elaborado a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis. Os territórios foram definidos com base nessas cadeias produtivas e no nível de vulnerabilidade da área. Até 2021, o programa deverá chegar a 30 territórios.
O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos do plano estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.
Projeto Agronordeste – Assistência Técnica e Gerencial, visa promover a melhoria de gestão e aumento de produtividade e lucratividade de pequenas e médias propriedades rurais, prioritariamente no Semiárido brasileiro, através de prestação de serviços de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), fomento ao empreendedorismo, a inovação e a difusão de tecnologias de gestão e de inteligência produtiva, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.
O foco do Projeto Paisagens Rurais é a gestão integrada da paisagem do Bioma Cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.
O SENAR atua no projeto fornecendo 4 mil vagas de Assistência Técnica e Gerencial para pecuaristas da bovinocultura de leite e da bovinocultura de corte com propriedades localizadas nas bacias selecionadas como prioritárias, no Bioma Cerrado, nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.
Na Bahia, o projeto está sendo executado na região Oeste. A assistência técnica no projeto tem como objetivo a recuperação ambiental, o aumento da produtividade e geração de renda, através da melhor gestão e da adoção de tecnologias produtivas. Dessa forma, os produtores rurais poderão alcançar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da propriedade.
A inovação tecnológica é considerada uma das melhores alternativas para dar suporte à expansão do agronegócio. Nesse contexto, os domínios do conhecimento e da informação passam a ser variáveis fundamentais na determinação do poder nas relações comerciais, já que os avanços científicos possibilitam incrementos nas mudanças tecnológicas.
O AGROUP é uma Rede Nacional com presença global de tecnologia para o campo, na ótica do produtor rural, que identifica e resolve localmente problemas brasileiros apontados por produtores rurais.
O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de redes junto a produtores rurais, visando levantar problemas e mapear possíveis primeiros adotantes de tecnologia e conectando ao mercado de inovação.
As ações estão sendo realizadas sob coordenação do SENAR Central, Administrações Regionais da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul e Goiás.