Sistema FAEB

O Programa de Aprendizagem Profissional tem por objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho, através de programação elaborada nos termos da Lei 10.097 / 00.

Nascido da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, o Projeto Cidadania Rural tem como objetivo divulgar, informar, disseminar e orientar o “homem rural” sobre a legislação previdenciária específica para o setor, promovendo assim a inclusão social do cidadão rural pelo pleno exercício de seus direitos e deveres, na condição de usuário ou beneficiário da Previdência Social e do SENAR.

O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR-AR/BA, implantado em abril de 2005, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.

Através do Projeto Campo Futuro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a FAEB e outras Federações de Agricultura e Pecuária do país, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, realizam o levantamento e acompanhamento de dados econômico-financeiros de importantes produtos da agropecuária com o objetivo de gerar informações para administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

Visando contribuir com a melhoria de vida e saúde integral das mulheres do meio rural com a intenção de sensibilizar e proporcionar autonomia para escolhas corretas, a fim de promover a saúde física e mental, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva, o Senar realiza o Programa Saúde da Mulher.

Reconhecendo a necessidade de contribuir com ações de atenção integral ao homem do meio rural, que possibilite a compreensão da realidade singular masculina dentro do seu contexto sociocultural e político-econômico, promovendo informações que auxiliem no aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis nessa população, o Senar vem realizando o Programa Saúde do Homem

Liderado pelo Mapa, o AgroNordeste é desenvolvido em parceria com órgãos vinculados à pasta e instituições como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do FIP – Paisagens Rurais, que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

O AGROUP é uma Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio que está sendo executado em cinco estados brasileiros (Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais), um em cada região, conectando os diversos atores e parceiros, inteligência analítica, criativa e visão empreendedora, para contribuir ativamente com a transformação tecnológica no campo, por meio da identificação das reais necessidades dos produtores rurais e da busca de soluções.

O programa ​Senar para Elas tem o objetivo de fortalecer a participação das mulheres, contribuindo para uma maior representatividade feminina no setor agropecuário.​

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Podem participar do Programa de Aprendizagem do Senar Bahia, jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. É dada preferência aos jovens de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural.

O programa é realizado em parceria com empresas e produtores rurais que se enquadram na legislação no que diz respeito à obrigação de contratação de aprendizes, devendo haver assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e Contrato de Aprendizagem por tempo determinado, não podendo ultrapassar dois anos.

Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Os resultados são gratificantes, principalmente que grande parte dos jovens estão descobrindo sua vocação, que pode estar atrelada ou não a sua formação.

CURSOS

(Fonte: CONAP)

  1. Aprendizagem em Auxiliar Administrativo e Fananceiro

Perfil de Fromação Profissional:

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; auxiliam na organização de documentos e arquivos.

Carga Horária
TotalTeoriaPrática
960480480
  1. Aprendizagem em Fruticultura

Perfil de Fromação Profissional:

Realizam tratos culturais em fruticultura; preparam solo e plantam espécies frutíferas; produzem mudas e sementes.

Colhem, beneficiam e acondicionam frutas e frutos. Auxiliam na irrigação das plantações.

Carga Horária
TotalTeoriaPrática
960480480
  1. Aprendizagem em Olericultura

Perfil de Fromação Profissional: Produzem mudas e sementes, preparam o solo para plantio, irrigam o solo, adubam e aplicam agrotóxicos nas covas, mudas e sementes.

Manejam áreas de cultivo, colhem, embalam, armazenam e comercializam os produtos

Carga Horária
TotalTeoriaPrática
960480480
  1. Aprendizagem em Silvicultura

Perfil de Fromação Profissional:

Produzem mudas, realizam manutenção de plantas a partir do conhecimento dos mecanismos de desenvolvimento das plantas, sua nutrição e as diferenças entre as espécies florestais.

Controlam pragas e realizam tratos culturais. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente.

Carga Horária
TotalTeoriaPrática
800400400
  1. Aprendizagem em Supervisão Agrícola

Perfil de Fromação Profissional:

Acompanham as supervisões diretamente de uma equipe de trabalhadores agropecuários em sua lida no campo e tratos culturais; auxiliam o planejamento das atividades e controle de qualidade e produtividade agropecuária.

Carga Horária
TotalTeoriaPrática
800400400
  1. Aprendizagem na Cultura de Cana-de-Açúcar

Perfil de Fromação Profissional:

Plantam, executam tratos culturais e colhem gramíneas.

Preparam mudas e insumos condicionando o solo para tratamento da cultura. Executam a operação e a manutenção de máquinas

Carga Horária
TotalTeoriaPrática
960480480
  1. Aprendizagem na Cultura do Café

Perfil de Fromação Profissional:

Produzem mudas e sementes.

Preparam o local adequado para plantio e adubação. Efetuam tratos culturais. Controlam as principais pragas. Auxiliam na irrigação. Realizam a colheita e após-colheita do produto final.

Carga Horária
TotalTeoriaPrática
960480480

Instruções para encaminhamento de solicitações de vagas do Programa Jovem Aprendiz AQUI

Requerimento de vagas AQUI

Municípios atendidos pelo Jovem Aprendiz
Barreiras
Casa Nova

Curaçá

Correntina/Rosário

Eunápolis
Ibicoara
Itamaraju
Juazeiro
Luis Eduardo Magalhães
Medeiros Neto
Mucugê
Nova Viçosa
Rio Real
Sátiro Dias
Teixeira de Freitas

Se você quiser participar dos programas do SENAR BAHIA, procure o Sindicato dos Produtores Rurais da sua região ou entre em CONTATO!

Instruções para encaminhamento de solicitação de vagas do Programa Jovem Aprendiz

  1. A empresa envia e-mail para aprendiz@senarbahia.org.br contendo requerimentoconforme modelo disponibilizado acima
  2. O Senar Bahia analisará a possibilidade de atendimento mediante sua capacidade
  3. Havendo confirmação por parte do Senar, a empresa será contatada para participar dereunião com equipe técnica para receber direcionamento com relação aosdocumentos necessários, formulários de inscrição dos aprendizes e demais informações emrelação aos encaminhamentos pedagógicos para realização do curso.
  4. O Senar desenvolve o projeto de curso com carga horária mínima de 800 horas, sendo 400horas de parte teórica (Núcleo Básico – Núcleo Específico) e 400 horas de prática profissionalna empresa e máxima de 960 horas, sendo 480horas de parte teórica (Núcleo Básico – Núcleo Específico) e 480 horas de prática profissionalna empresa.
  5. A empresa recruta, seleciona, matricula e contrata os jovens.

IMPORTANTE:

  • O número mínimo para formação de turmas são 20 aprendizes.
  • Por questões de segurança, o Senar Bahia admite no Programa apenas Jovens de 18 anos completos a 24 anos incompletos.
  • Em virtude da necessidade de planejamento pedagógico para abertura de novas turmas,
    pedimos fazer a solicitação de vagas com no mínimo dois meses de antecedência.
  • Novas turmas serão iniciadas até o dia 30 de junho do ano corrente.

O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR-AR/BA, implantado em abril de 2005, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.

O Programa Despertar é realizado em parceria entre o SENAR-AR/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais.

ATENDIMENTO DO PROGRAMA

Em 2019, o Programa Despertar envolveu 72 municípios da Bahia e 1086 escolas do campo. O Despertar promoveu a educação continuada para 7.258 professores, atendeu diretamente 110.877 alunos. Em 2020 está atendendo a 70 municípios, 1107 escolas, 6.792 professores e 107.523 alunos. O Senar/BA atende indiretamente através do Programa Despertar à aproximadamente 300 mil habitantes do meio rural.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

Núcleo 1

Ipiaú

Itagibá

Jequié

Poções

Ubatã

Boa Nova

Maracás

Barra do Rocha  

Núcleo 2

Itapebi

Medeiros Neto

Itabela

Belmonte

Santa Luzia

Porto Seguro 

Núcleo 3

Ibicui

Iguaí

Itororó

Macarani 

Núcleo 4

Ipirá

Miguel Calmon

Mundo Novo

Piritiba

Pintadas

Caldeirão Grande

Ourolândia

Núcleo 5

Nazaré

Ituberá

Teolândia

Gandu

Santo Antônio de Jesus

Taperoá

Nova Ibiá

Núcleo 6

Barra da Estiva

Ibicoara

Mucugê

Palmeiras

Bonito

Seabra

Itaberaba

Boa Vista Do Tupim 

Núcleo 7

Araci

Teofilândia

Valente

Riachão Do Jacuipe

Santo Amaro

Santo Estevão

Cruz Das Almas

Serrinha

Muritiba

Núcleo 8

Bom Jesus Da Lapa

Lem

Cotegipe

Wanderley

Correntina

Barreiras

Núcleo 9

Andorinha

Quixabeira

Senhor Do Bonfim

Casa Nova

Sento Sé

Antônio Gonçalves

Campo Formoso

Juazeiro

Núcleo 10

Ilhéus

Canavieiras

Uruçuca

Coaraci

Barro Preto

Buerarema

Ibicarai

METODOLOGIA DO PROGRAMA

A metodologia do Programa Despertar, baseada na Pedagogia por Projeto em Educação socioambiental, com ênfase na pesquisa,  e tem respaldo  na Metodologia Freiniana  “Aprender a fazer fazendo”, preconizada  pelo SENAR. Assim, o trabalho da educação contextualizada supõe um itinerário pedagógico que parte do conhecimento da realidade do estudante, problematiza essa realidade e organiza novos saberes, os quais amparam o processo de transformação da realidade e respaldam a metodologia do Senar/Despertar.

TEMA DO ANO

Todo o ano o Programa Despertar tem um tema gerador e transversal para trabalhar e incentivar a elaboração dos projetos socioambientais das escolas. Dessa forma, é possível garantir o uso dos Temas Contemporâneos Transversais e Integradores, promovendo a reflexão e a expressão de conceitos e valores básicos para a democracia e cidadania, trabalhados de modo coordenado e contextualizado. Assim, em 2019, o Programa Despertar elegeu o tema: “Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo”. Para o ano de 2020 foi mantido o mesmo tema de 2019, porém, com foco em ações voltadas à “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”.

A escolha do tema  demonstra  a importância do estudo das cadeias produtivas locais, o papel do produtor rural na produção dos alimentos que chegam a nossa mesa, o uso da tecnologia no campo e as práticas sustentáveis de agricultura e pecuária, além da valorização das comunidades campesinas e a promoção do empreendedorismo no campo.

AÇÕES REALIZADAS

No Programa Despertar muitas ações são realizadas pelos municípios sem a contrapartida do SENAR. As ações são planejadas no Plano de Ação da Coordenação Municipal nos 6 eixos estratégicos cujas ações são executadas pelas escolas.

Eixos Estratégicos:

  • Gestão democrática e Políticas Públicas em Educação Ambiental;
  • Currículo;
  • Infraestrutura e Espaço Físico Sustentável;
  • Produção Sustentável;
  • Ações Ecológicas, Saúde e Qualidade de Vida;
  • Comunicação/Visibilidade e Parcerias.

 

MATERIAL DIDÁTICO

Os materiais instrucionais do Programa Despertar são elaborados para professores e estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Todos os materiais são elaborados com o objetivo de contribuir para as reflexões sobre a Educação Socioambiental em sala de aula. Os materiais didáticos possuem ícones elaborados especialmente para o programa e que proporciona a contextualização local, a pesquisa e a promoção de reflexões acerca da temática discutida. Os personagens do Programa contidos no material didático contribuem para a interação dos estudantes e foram escolhidos para atender a diversidade, a questão de gênero e as características dos estudantes da Bahia.

AGENTE DESPERTAR

O Agente Despertar é uma ação de Protagonismo Infanto-Juvenil cujo objetivo é a formação de novas lideranças nas escolas do campo. As escolas participantes do Programa Despertar devem promover eleições com alunos do 3º ao 9º ano que queiram se candidatar, trabalhando questões relacionadas à Ética, Cidadania, Direitos e Deveres, Estatuto da Criança e do Adolescente, utilizando como referência a Cartilha do Agente Despertar. Após a eleição e posse, os agentes elaboram um Plano de Ação para organizar as atividades a serem realizadas, participam de encontros de Educação Ambiental nos municípios e se evolvem ativamente nos projetos de Educação Socioambiental elaborado pelas escolas e comunidades rurais. Atualmente temos 1107 Agentes Despertar eleitos pelo voto direto nas escolas do Programa Despertar

CONCURSO ESTADUAL

O Senar/BA realiza anualmente o Concurso Regional nas categorias Desenho, Produção Textual, Produção de Vídeo (Agente Despertar), Esperiência Pedagógica do Professor e Portfólio do Coordenador Municipal, valorizando as melhores práticas e trabalhos desenvolvidos pelos municípios atendidos.

VENCEDORES – CATEGORIA DESENHO

ESTUDANTEMUNICÍPIO
ANA LIZ ARAÚJO DOS SANTOSJEQUIÉ
ARTHUR GOMES SAMPAIOMIGUEL CALMON
DANIEL ROCHA REIS FILHOPOÇÕES
HAMAN MORAIS LEALIGUAÍ
ISRAEL SANTOS ARAÚJOMEDEIROS NETO

VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE TEXTO – 4º E 5º ANOS

ESTUDANTEMUNICÍPIO
DAVID DA SILVA BRITOPOÇÕES
SARAH CRISTINA MEIRA OLIVEIRABONITO
SOFIA DE ALMEIDA SANTANAITAGIBÁ
TAIAN SALES NICACIOJEQUIÉ
YURE HENRY ALMEIDA RIBEIROGANDU

VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º AO 9º ANOS

ESTUDANTEMUNICÍPIO
AILLA JANESSA SANTOS LIMAOUROLÂNDIA
EVELI CAROLINA REISTEOLÂNDIA
GABRIEL DAS NEVES OLIVEIRABARRA DA ESTIVA
NAIARA GONÇALVES NASCIMENTOPOÇÕES
STEFANNY SOUZA DA SILVAMIGUEL CALMON

VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE VÍDEO/ AGENTE DESPERTAR – 3º AO 5º ANOS

ESTUDANTEMUNICÍPIO
ANA CLARA NERY DE SOUZAMIGUEL CALMON
LAIANE JESUS BARRETTOBOA VISTA DO TUPIM
MAGNO SILVA DOS SANTOSVALENTE
MONICK STÉFANE LIMA OLIVEIRARIACHÃO DO JACUÍPE
PALOMA CAETETÉ DE SOUZAPOÇÕES

VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE VÍDEO/ AGENTE DESPERTAR – 6º AO 9º ANOS

ESTUDANTEMUNICÍPIO
ANA LUIZA LIMA DE ALMEIDARIACHÃO DO JACUÍPE
MICHAEL SANTOS FERREIRASENHOR DO BONFIM
MISLENE RIBEIRO DA SILVAPOÇÕES
OSENILDO BRITO DE SOUZACOTEGIPE
THIERRY REIS DE OLIVEIRAMIGUEL CALMON

VENCEDORES – CATEGORIA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

PROFESSORMUNICÍPIO
CARMELINA GONÇALVES DO NASCIMENTOMIGUEL CALMON
CLAUDIA GEANE DOS SANTOS CARNEIRORIACHÃO DO JACUÍPE
CRISLANE GALVÃO NOVAESMUCUGÊ
DEUSDELIA  DA SILVA NOVAIS EVANGELISTAPOÇÕES
REINIVALDO ARAÚJO LIMAVALENTE

VENCEDORES – CATEGORIA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Municípios com maior número de Experiências Pedagógicas válidas

MUNICÍPIONº DE EXPERIÊNCIAS
MUCUGÊ14
JUAZEIRO13

VENCEDORES – CATEGORIA PORTFÓLIO DO COORDENADOR

MUNICÍPIOCOORDENADOR
ITORORÓMARIA NEUSA MOREIRA SILVA
MIGUEL CALMONCAMILA CARVALHO DE ARAÚJO
POÇÕESRAFAEL FREITAS BRITO
RIACHÃO DO JACUÍPEPAULA FRANCE OLIVEIRA MASCRENHAS
VALENTE

NADJA SILVA DOS SANTOS

URÂNIA R. MAGALHÃES

O levantamento das informações é realizado por meio de painéis que acontecem nas principais regiões produtoras e consistem reuniões técnicas em determinado município produtor, com a participação de produtores, técnicos e representantes de lojas de insumos para definição de uma propriedade modal na região.

Após a realização dos painéis, as informações são atualizadas mensalmente pelas instituições parceiras e reunidas trimestralmente em um boletim técnico, denominado Ativos do Campo.



Os eventos são realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeituras Locais, com a contribuição das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura, Meio Ambiente e outras. São oferecidos diversos serviços gratuitamente, tais como: palestras, exames de Papanicolau, vacina, testes rápidos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas com médicos clínicos, ginecologista, oftalmologista, odontologista, psicólogos, nutricionistas, espaço beleza e bem estar da mulher, espaço criança, distribuição de mudas e cestas, dentre outros.

OBJETIVO

Criar oportunidades de educação e informação para a promoção da saúde preventiva e integral da mulher rural.

PÚBLICO ALVO

Mulheres rurais em idade sexual ativa e que estão com seu exame atrasado há mais de 02 (dois) anos ou que nunca realizaram o Exame Papanicolau.

RESULTADOS – ANOS ANTERIORES

2010 – 3135 Exames de Papanicolau

2012 – 1508 Exames de Papanicolau

2015 – 828 Exames de Papanicolau

2016 – 1370 Exames de Papanicolau

2017 – 976 Exames de Papanicolau

2018 – 746 Exames de Papanicolau

2019 – 902 Exames de Papanicolau

LISTA DE MUNICÍPIOS QUE JÁ PARTICIPARAM

Andorinha

Araci

Barra do Rocha

Barreiras

Belmonte

Buerarema

Caatiba

Campo Formoso

Casa Nova

Coaraci

Conceição do Coité

Euclides da Cunha

Eunápolis

Firmino Alves

Guaratinga

Ibicoara

Ibirapitanga

Iguai

Ipirá

Iraquara

Itabela

Itaberaba

Itagibá

Itaju do Colônia

Itamaraju

Itambé

Itanhém

Itapetinga

Itarantim

Itororó

Jequié

Jucuruçu

Lajedão

Lem

Macajuba

Medeiros Neto

Miguel Calmon

Mucuri

Mundo novo

Mutuípe

Nazaré

Nova Canaã

Nova Ibiá

Nova Redenção

Piritiba

Poções

Riachão do Jacuípe

Santa Luzia

Santo Amaro

Seabra

Senhor do Bonfim

Serrinha

Serrolândia

Teofilândia

Tucano

Uruçuca

Valente

Wanderley

Wenceslau Guimarães

Os eventos são realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeituras Locais, com a contribuição das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura, Meio Ambiente e outras. São oferecidos diversos serviços gratuitamente, tais como: palestras, exames de PSA, Concultas Urológicas, vacina, testes rápidos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas com médicos clínicos, ginecologista, oftalmologista, odontologista, psicólogos, nutricionistas, espaço beleza e bem estar da mulher, espaço criança, distribuição de mudas e cestas, dentre outros.

OBJETIVO

Criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem rural.

PÚBLICO ALVO

Produtores e trabalhadores rurais com idade de 45 a 80 anos (para realização de exames) que nunca tenham feito ou estejam com o exame PSA atrasado, há pelo menos dois anos.

 

RESULTADOS – ANOS ANTERIORES

2012 – 1651 Exames de  PSA

2015 – 1979 Exames de  PSA

2016 – 2983 Exames de  PSA/ 2104 Consultas Urológicas

2017 – 1095 Exames de  PSA/ 1926 Consultas Urológicas

2018 – 1824 Exames de  PSA/ 1691 Consultas Urológicas

2019 – 1825 Exames de  PSA/ 1591 Consultas Urológicas

LISTA DE MUNICÍPIOS QUE JÁ PARTICIPARAM

Andorinha

Araci

Barra do Rocha

Barreiras

Belmonte

Buerarema

Caatiba

Campo Formoso

Casa Nova

Coaraci

Conceição do Coité

Euclides da Cunha

Eunápolis

Firmino Alves

Guaratinga

Ibicoara

Ibirapitanga

Iguai

Ipirá

Iraquara

Itabela

Itaberaba

Itagibá

Itaju do Colônia

Itamaraju

Itambé

Itanhém

Itapetinga

Itarantim

Itororó

Jequié

Jucuruçu

Lajedão

Lem

Macajuba

Medeiros Neto

Miguel Calmon

Mucuri

Mundo novo

Mutuípe

Nazaré

Nova Canaã

Nova Ibiá

Nova Redenção

Piritiba

Poções

Riachão do Jacuípe

Santa Luzia

Santo Amaro

Seabra

Senhor do Bonfim

Serrinha

Serrolândia

Teofilândia

Tucano

Uruçuca

Valente

Wanderley

Wenceslau Guimarães

O programa foi elaborado a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis. Os territórios foram definidos com base nessas cadeias produtivas e no nível de vulnerabilidade da área. Até 2021, o programa deverá chegar a 30 territórios.


O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos do plano estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.


Projeto Agronordeste –
Assistência Técnica e Gerencial, visa promover a melhoria de gestão e aumento de produtividade e lucratividade de pequenas e médias propriedades rurais, prioritariamente no Semiárido brasileiro, através de prestação de serviços de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), fomento ao empreendedorismo, a inovação e a difusão de tecnologias de gestão e de inteligência produtiva, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.

O foco do Projeto Paisagens Rurais é a gestão integrada da paisagem do Bioma Cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.


O SENAR atua no projeto fornecendo 4 mil vagas de Assistência Técnica e Gerencial para pecuaristas da bovinocultura de leite e da bovinocultura de corte com propriedades localizadas nas bacias selecionadas como prioritárias, no Bioma Cerrado, nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.


Na Bahia, o projeto está sendo executado na região Oeste. A assistência técnica no projeto tem como objetivo a recuperação ambiental, o aumento da produtividade e geração de renda, através da melhor gestão e da adoção de tecnologias produtivas. Dessa forma, os produtores rurais poderão alcançar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da propriedade.

A inovação tecnológica é considerada uma das melhores alternativas para dar suporte à expansão do agronegócio. Nesse contexto, os domínios do conhecimento e da informação passam a ser variáveis fundamentais na determinação do poder nas relações comerciais, já que os avanços científicos possibilitam incrementos nas mudanças tecnológicas.


AGROUP é uma Rede Nacional com presença global de tecnologia para o campo, na ótica do produtor rural, que identifica e resolve localmente problemas brasileiros apontados por produtores rurais.

O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de redes junto a produtores rurais, visando levantar problemas e mapear possíveis primeiros adotantes de tecnologia e conectando ao mercado de inovação.

As ações estão sendo realizadas sob coordenação do SENAR Central, Administrações Regionais da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul e Goiás.