A equipe de coordenadores e gerência de Programas do SENAR BAHIA participa nesta segunda-feira, 21, do 3º Fórum da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O evento reúne cerca de 130 técnicos das unidades do SENAR de todas as regiões do Brasil, durante três dias. O objetivo é debater a produção assistida e conhecer a nova ferramenta de trabalho voltada para esses profissionais, o Sisateg, desenvolvido pelo SENAR.
"Esse é o momento de discutirmos e entendermos o novo sistema para, futuramente, treinar técnicos de campo, que vão utilizá-lo para lançamento das informações coletadas nas fazendas assistidas. O Sisateg vai viabilizar a geração de relatórios técnicos, que antes não era possível. Com esse novo sistema será possível, não só mensurar possíveis inconsistências de lançamentos realizados pelos técnicos de campo, como também medir a evolução dos indicadores técnicos da propriedade rural. Teremos condições de gerar relatórios executivos mensais, inclusive para entregar aos produtores, diante da necessidade de cada cadeia produtiva", explicou o gerente de Programas do SENAR BAHIA, Raul Pinto.
O Sisateg, novo software, é um aplicativo que vai facilitar a coleta de informações nas propriedades rurais e dar mais segurança na tomada de decisões dos produtores e técnicos de campo, além de contar com várias funcionalidades. Inicialmente, a nova ferramenta contemplará 15 cadeias produtivas diferentes.
“O fundamental deste tipo de sistema é o auxílio na tomada de decisão individual. Cada propriedade é acompanhada por um técnico especialista naquela cadeia produtiva. Os técnicos serão capacitados para que, utilizando o aplicativo, possam auxiliar o produtor no planejamento das suas atividades e em suas dificuldades. É uma ferramenta importante para que o técnico realize seu trabalho com mais qualidade e o produtor consiga tomar decisões mais assertivas”, destacou o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Matheus Ferreira.
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR tem uma metodologia inovadora, com foco na adequação tecnológica, capacitação, gestão das propriedades rurais e na meritocracia. Totalmente gratuita, já atende mais de 60 mil produtores, de todas as regiões do Brasil.
Fonte: Ascom Sistema FAEB