Brasília (03/09/2024) – O Sistema CNA/Senar/ICNA participou, no domingo (1º), do Encontro dos Supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Bahia, durante a programação da 45ª Expofeira, em Feira de Santana (BA).
O diretor da ATeG, Eduardo Oliveira, o diretor adjunto, Alexandre Martins, e o coordenador técnico, Rafael Costa, falaram sobre o cenário da assistência técnica no Brasil.
Oliveira abriu o encontro e ressaltou a importância do trabalho dos supervisores como guardiões da metodologia da ATeG. “Um papel fundamental para que os técnicos de campo sempre tenham o olhar de pensar primeiramente no resultado individual de cada produtor rural, independentemente do tamanho de propriedade ou atividade produtiva.”
O diretor disse ainda que o processo de digitalização dos produtores atendidos pela ATeG começou a partir da utilização do aplicativo Conecta Produtor. Segundo ele, atualmente no Brasil são mais de 40 mil produtores que utilizam o Conecta Produtor. “O trabalho a campo deve aumentar à medida que mais produtores passem a conhecer e a utilizar o aplicativo.”
Em relação ao Conecta Produtor, o diretor adjunto da ATeG, Alexandre Martins, afirmou que é um “divisor de águas” para a assistência técnica do Senar, porque traz informações que antes o acesso era mais comum no momento da visita mensal do técnico de campo.
“Nosso papel como líderes é conduzir essa mudança de perspectiva para a equipe de campo e entregar mais conhecimento em gestão para nosso produtor atendido, não apenas uma vez por mês. Mas fazer parte do cotidiano do nosso público”, disse.
Ainda sobre tecnologias e inovação no agro, a coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, abordou o trabalho que o HUB tem feito para ampliar o acesso dos produtores às soluções inovadoras.
“A participação no Encontro de Supervisores da ATeG foi uma excelente ocasião para mostrar como o HUB CNA está comprometido em transformar o agro por meio da inovação, implementando tecnologias que atendem às necessidades e desafios dos produtores rurais,” afirmou.
Danielle destacou que o HUB CNA, por meio de projetos piloto, visa aumentar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade dos produtores rurais ao adotarem tecnologias e práticas inovadoras no agro.
“Pensando em levar para o campo soluções criativas que realmente entreguem os resultados esperados, com ganho de produtividade e eficiência, redução de custo e mais atenção com o meio ambiente, o HUB CNA desempenha o papel de aproximar produtores rurais das melhores e mais inventivas startups do Brasil e do mundo voltadas para o agro. “
Rafael Costa, coordenador técnico da ATeG, falou sobre benchmark na supervisão e além de frisar que os supervisores têm papel fundamental para garantir a qualidade e efetividade das atividades junto ao produtor rural.
“O benchmark teve como objetivo compartilhar com os supervisores que estiveram no encontro as práticas que mais têm dado certo e as ferramentas utilizadas que aprimoram o trabalho deles e que são utilizadas para os diferentes perfis de técnicos de campo e atividades produtivas.”
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419