O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, participou de reunião com o secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Maurício Teles Barbosa, na manhã desta quarta-feira, 4, na sede da SSP, que teve como pauta as invasões de terras na região de Itapetinga. O objetivo do encontro foi pedir a manutenção da força policial na região, para consolidar as desocupações que já aconteceram, e ampliar a atenção para os municípios vizinhos, evitando novas invasões, que começaram a se expandir para municípios vizinhos – Itajú do Colônia, Potiraguá e Pau Brasil.

A SSP informou que onze fazendas já foram desocupadas. O secretário Maurício Barbosa sinalizou que serão adotadas medidas para evitar problemas futuros. O clima de tensão se instalou em Itapetinga, município do sudoeste do Estado, após a ocupação da Fazenda Esmeralda, um conjunto de 12 propriedades rurais, no dia 23 de setembro, por supostos índios, que precisou de intervenção da polícia.

Humberto Miranda agradeceu a ação rápida e eficiente do governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, na região, impedindo que as invasões se tornassem uma prática comum. “A ação da polícia pôs um fim às invasões de terras que tinham acontecido e essa foi justamente a nossa solicitação. Pedimos que as forças policiais da região se estendam para os municípios vizinhos menores, que estão sofrendo também, e precisam ter o mesmo apoio da polícia para que sejam desocupadas, para que assim, novas invasões sejam evitadas”, afirmou. 

Além do vice-presidente da FAEB também participaram da reunião na SSP o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, Eder Rezende; os deputados Eduardo Salles, Luís Augusto, Rosemberg Pinto e Pedro Tavares; o assessor jurídico da FAEB, Carlos Bahia; entre outras autoridades da região.

Fonte: Sistema FAEB