Sistema FAEB

há 30 anos

transformando o campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar) é uma empresa de direito privado, sem fins lucrativos, mantida pela classe patronal rural, tendo atuação nos 27 Estados do país.

Foi criado pela Lei 8.315, de 23 de dezembro de 1991, nos termos do Artigo 62 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, prevendo sua criação nos moldes do SENAI e SENAC, tendo sido regulamentado pelo Decreto 566, de 10 de junho de 1992.

Em nível nacional, está vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e é administrado por um Conselho Deliberativo, constituído por representantes dos Produtores e Trabalhadores Rurais e do Governo.

Humberto Miranda Oliveira

Presidente

Superintendente Adjunto
Edmundo Stiebler Franco Neto
edmundo.neto@senarbahia.org.br
(71) 3415-3100

Gerência de Educação Profissional e Promoção Social

Daniela Miranda Lago Rocha

daniela.rocha@senarbahia.org.br

Telefone: (71) 3415-3100

Gerência Administrativa e Financeira

Carolina Godoy Carvalho Zampier
carolina.godoy@senarbahia.org.br
Telefone: (71) 3415-3100

Gerência de Assistência Técnica e Programas

Gabriel Felipe Oliveira de Menezes

gabriel.menezes@senarbahia.org.br

Telefone: (71) 3415-3100

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

O Brasil é líder mundial na utilização de tecnologia agrícola, mas ela não chega às classes produtoras de menor renda. Há uma enorme carência de profissionais especializados para disseminar todo o conhecimento que o Brasil adquiriu com pesquisa e tecnologia.

O baixo acesso a assistência técnica e extensão rural é um dos principais fatores de baixa disseminação de tecnologia no campo.  A extinção da Embrater, a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, em 1990, concentrou o conhecimento entre os grandes produtores rurais e deixou órfãos os médios e pequenos, que não conseguiram acompanhar todos os avanços proporcionados pela pesquisa e a tecnologia.

De acordo com último censo agropecuário do IBGE, de 2006,  estas ações, no setor rural são ainda muito baixas.

 

Situação das propriedades rurais brasileiras em relação ao recebimento de Assistência Técnica e Extensão Rural

 

 Quantidade%
Não receberam4.030.47377,88
Receberam Regularmente482.4529,32
Receberam Ocasionalmente662.56412,8
Total de Estabelecimentos5.175.489100

Fonte: Censo Agropecuário 2006 (IBGE)

 

Ainda de acordo com o IBGE, a população economicamente ativa no meio rural é de 36 milhões de pessoas, 19% da total brasileira. Destes, 6,4% possuem ensino médio completo e somente 1% tem curso superior, o que comprova a necessidade da ampliação do acesso dos brasileiros do meio rural ao conhecimento.

 

Com a enorme capilaridade que tem e por acreditar que pode contribuir ainda mais com a multiplicação do conhecimento, o SENAR criou a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia para auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias.

 

A produção assistida do SENAR é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas. A remuneração da equipe técnica segue critérios de meritocracia, ou seja, depende do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que devem abranger o aumento da produtividade e renda nas propriedades.

A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, conforme esquema abaixo:

1° DIAGNÓSTICO PRODUTIVO INDIVIDUALIZADO

Quando são levantadas informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações eficazes.

2° PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Importante etapa de pactuação dos objetivos que ocorre entre o produtor rural e seu técnico de campo, sempre com o acompanhamento de um supervisor.

3ª ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA

É quando são feitas as recomendações pela equipe técnica que geram impacto direto em todo o sistema de produção.

4ª CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COMPLEMENTAR

Utilizando a experiência do SENAR, os cursos de curta e média duração, complementam os conhecimentos trazidos pelo técnico de campo e auxiliam nas decisões tomadas pelo produtor rural.

5ª AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE RESULTADOS

Conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas, desenvolvidas pelo SENAR que apontam para o alcance do resultado ou sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.

Metas específicas:

› Produtor

  • Capacitar para o empreendedorismo e a gestão do negócio
  • Elevar a renda e a produtividade buscando eficiência e eficácia
  • Aumentar a rentabilidade
  • Estabelecer o perfil tecnológico, social e econômico
  • Elaborar o planejamento estratégico da propriedade

› Técnico

  • Propiciar acesso ao mercado de trabalho
  • Desenvolver a formação continuada
  • Remunerar por mérito (renda fixa + variável)
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CONSELHO ADMINISTRATIVO


TITULARES

Humberto Miranda Oliveira – Presidente

Daniel Klüppel Carrara – SENAR – Administrativo Central

Paulo Emílio Landulfo Medrado de Vinhaes Torres – Classe Produtora Baiana / FAEB

Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida  – Classe Produtora Baiana / FAEB

João da Cruz de Souza Santos – FETAG

SUPLENTES

Carminha Maria Missio – Vice-Presidente

Rosanne Curi Zarattini – SENAR – Administrativa Central

Edson Wanderllan Mascarenhas Brito – Classe Produtora Baiana / FAEB

Eliane Meneses de Oliveira – Classe Produtora Baiana /FAEB

David Wilkerson Rodrigues de Souza – FETAG


CONSELHO FISCAL
TITULARES

Manoel Fonseca Netto  – SENAR – Administração Central

Ivo Alberto Alves Santiago  – Classe Produtora Baiana/FAEB

Welliton dos Reis Santos –  FETAG


SUPLENTES

José Raimundo Souza Pereira   – SENAR – Administrativo Central

Ivan Eça Menezes – Classe Produtora Baiana / FAEB

Vânia Marques Pinto – FETAG