A missão da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) é representar, organizar e fortalecer o produtor rural baiano, defender seus direitos e interesses, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor agropecuário.
Instituição privada mantida pelos produtores rurais da Bahia, a Faeb é entidade sindical de grau superior, com sede e foro na cidade de Salvador. Faz parte do Sistema Sindical Rural e está integrada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que congrega todas as Federações Estaduais e está sediada em Brasília.
É constituída por mais de uma centena de sindicatos sediados em diversos municípios e reconhecida por Carta Sindical de 30 de dezembro de 1965, conforme a Lei 4.214 de 02 de março de 1963. O sindicato é, portanto, o órgão de defesa da classe em termos municipais ou regionais, enquanto a CNA é o órgão máximo de representação no âmbito federal e internacional.
A sua principal fonte de recursos é a Contribuição Sindical cobrada diretamente através da CNA, como estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho- CLT, artigos 578 à 591.
Sua estrutura é composta de um Conselho de Representantes, que tem poder soberano na Federação e é formado pelos delegados dos sindicatos regularmente filiados.
Já a Diretoria, composta de dirigentes de todas as regiões do estado, é eleita pelos sindicatos regularmente filiados, para um período de 04 anos.
Tem ainda o Conselho Fiscal, encarregado de examinar e acompanhar o movimento econômico-financeiro da entidade. É composto de 03 membros eleitos juntamente com a Diretoria da Federação com igual mandato. Existem 3 suplentes, para substituírem ou sucederem os membros titulares.
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1988), Humberto Miranda também é produtor rural, seguindo os passos do pai. Atuou como extensionista na Empresa de Planejamento e Assistência Técnica. Também já assumiu a função de coordenador regional da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab) e de coordenador municipal do Projeto Aprisco do Sebrae. Miranda também foi prefeito e vice-prefeito de Miguel Calmon. Além da Faeb, Humberto Miranda também é presidente do Conselho do Sebrae Bahia.
Formada em Direito, Carminha Missio é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), e está na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes Brasil. Foi presidente do Sindicato dos Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), onde reside hoje em dia. Além da vice-presidência da FAEB, compõe o conselho administrativo da Oilema, a diretoria executiva do SPRLEM, preside o Instituto IAgro e atua no conselho das mulheres do Agro CNA e da Forbes.