
Uma comitiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) de Vitória da Conquista visitou a sede do Sistema Faeb/Senar, em Salvador, com o objetivo de fortalecer parcerias e ampliar as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário no município.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias de cooperação técnica para ampliar a atuação do Senar na região, especialmente por meio do Sindicato dos Produtores Rurais local, que já desenvolve importantes atividades com o apoio do Senar. Entre as ações destacam-se as turmas de Assistência técnica e Gerencial e capacitações regulares voltadas para as cadeias produtivas do café, apicultura e bovinocultura de leite e corte, setores fundamentais para a economia local.
Conhecida como “Suíça baiana”, Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado, tem clima, relevo e temperatura favoráveis para a atividade agropecuária, sendo um dos principais polos produtores de café, leite e mandioca, além de registrar crescimento expressivo na fruticultura, com destaque para o umbu e a citricultura – apontados como cadeias promissoras para investimento e inovação.
O titular da SMDR, Breno Farias, que também é produtor rural, apresentou projetos desenvolvidos pela Secretaria e ressaltou o potencial produtivo e de geração de renda dessas novas cadeias.

A coordenadora do Senar Bahia, Gabrielle Borges, responsável pela região, ressaltou que a ATeG pode contribuir muito para transformar o potencial em potência, com resultados expressivos. “Temos trabalhado para garantir que o suporte oferecido aos produtores rurais de Vitória da Conquista seja de excelência, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida no campo”, disse, enfatizando que a missão da ATeG é transformar a vida do produtor rural por meio de conhecimento técnico, gestão e inovação.
Para o diretor Rui Dias, o encontro reforça o papel estratégico das parcerias institucionais para impulsionar o desenvolvimento do agro no interior da Bahia. “O compromisso do Sistema Faeb/Senar é com o fortalecimento da agropecuária baiana e com a produção de soluções que impactam diretamente o aquecimento da economia local e a permanência das famílias no campo com dignidade e sustentabilidade”, pontuou.
O Senar Bahia já vem realizando algumas ações em parcerias com o município, a exemplo de Dias de Campos da 4ª Semana dos Produtores de Leite, que ocorreu no último final de semana. “Já temos uma atuação conjunta, com cronograma estabelecido, mas estamos sempre abertos para ampliar essa parceria e apoiar novas iniciativas no território”, comentou o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Bahia, Gabriel Menezes.
Também participaram da reunião o coordenador de Agricultura, Familiar Eduardo Castro; e o Coordenador Gustavo Barros.