Sistema FAEB

“A defesa agropecuária deve ser uma das políticas públicas prioritárias na Bahia”, diz presidente da FAEB, em Salvador

“A defesa agropecuária deve ser uma das políticas públicas prioritárias na Bahia”. A afirmação do presidente da Federação Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, aconteceu no encontro promovido em Salvador para celebrar o Dia “A” –  Plena Erradicação da Febre Aftosa no país, na noite desta quinta-feira (5). O Brasil alcançou o status sanitário Livre de Febre Aftosa com Vacinação e o dia 5 de abril foi escolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para celebrar esse marco histórico para a agropecuária.

O evento foi promovido pela FAEB, em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (SEAGRI) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); o Sindicato das Indústrias de Leite da Bahia (SINDILEITE); o Sindicato das Indústrias de Carne da Bahia (SINDICAR); e o Fundo de Apoio à Pecuária da Bahia (FUNDAP).

A Bahia foi um dos estados pioneiros na implantação do Programa contra Febre Aftosa, em 1968, através do Grupo Executivo para Erradicação da Febre Aftosa na BAHIA (GERFAB) e desde 2001 é reconhecida, oficialmente, como Zona Livre da doença com vacinação. “É um momento de festa para a agropecuária brasileira, por tudo que representa em volume de negócios, importância econômica, geração de emprego e renda, e até nas exportações do Brasil, por conta desse reconhecimento de país Livre de Aftosa”, afirmou o presidente da FAEB.

Miranda ressaltou ainda a importância do empenho do produtor rural da conquista do status. “O produtor entendeu a importância de vacinar o rebanho, o que foi fundamental para a erradicação da doença no país”, disse.

O secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, que fez sua despedida da pasta durante o evento por causa da disputa eleitoral, também comemorou a conquista. “Essa é uma noite de celebração para o Brasil e para a Bahia. Nós, graças a competência, força de vontade e garra dos nossos pecuaristas baianos, e também ao trabalho realizado pela ADAB, vamos alcançar status de Zona Livre sem Vacinação. Essa é a próxima meta e tenho certeza que vamos avançar cada vez mais”. O secretário assinou acordo de cooperação com os Correios, com objetivo de coibir a entrada de pragas no Estado, através plantas vivas que chegam nas agências via postagem. Também foi assinado convênio com a FUNDAP.  

Durante o evento o presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, Paulo Emílio Torres, também realizou o lançamento da 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional de Defesa Agropecuária, que acontece de 5 a 7 de junho, em Salvador.

Homenagem

O vice-presidente Administrativo e Financeiro da FAEB, Edson Diogo Moniz, foi um dos homenageados com o Prêmio Jubileu de Ouro em Defesa Agropecuária, que marcou os 50 anos da luta contra Febre Aftosa na Bahia. Edson Diogo foi um dos pioneiros neste processo, quando fez parte da ADAB e esteve à frente do GERFAB. “Essa homenagem pertence a todos que ajudaram a criar essa primeira classe de trabalho contra aftosa. Todos que participaram daquele começo são desbravadores, e merecem dividir comigo esta honraria”. O pioneiro na direção da GERFAB, José Alberto da Silva Lira, também foi homenageado.     

Participaram do evento a superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães; o vice-presidente da FAEB, Guilherme Moura; e o gerente de Programas do SENAR BAHIA, Carlos Rio. Também estiveram presentes, pecuaristas; laticinistas; deputados; superintendentes, presidentes e diretores de associações; e outras instituições ligadas ao agro.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress